Acidente

Indonésia recupera caixa preta do avião da Sriwijaya Air que caiu

Caixa preta havia sido localizada no domingo, mas foi resgatada nesta terça

Da redação, com Reuters

Caixa preta do avião que caiu na Indonésia foi resgatada nesta terça-feira, 12./ Foto: Reprodução Reuters

Mergulhadores indonésios recuperaram, nesta terça-feira, 12, do fundo do mar, o gravador de dados de vôo (FDR) do avião da Sriwijaya Air que caiu com 62 pessoas a bordo.

A caixa preta do avião havia sido localizada no domingo, mas só foi resgatada hoje pelos mergulhadores. Também foi encontrado um farol de rádio separado, aumentando as esperanças de que o gravador de voz da cabine (CVR), ao qual ele estava conectado, pudesse ser achado em breve e revelar o que fez o avião perder o controle momentos após a decolagem.

“Temos certeza de que, como o farol que estava preso ao gravador de voz da cabine também foi encontrado na área, então, com alta confiança, o gravador de voz será encontrado em breve”, disse o chefe militar Hadi Tjahjanto em entrevista coletiva.

Com poucas pistas imediatas sobre o que aconteceu após a decolagem, os investigadores esperam que os gravadores de vôo apontem o que deu errado.

O avião Boeing 737-500 caiu no mar no sábado, 9, quatro minutos depois de partir do aeroporto principal de Jacarta e desaparecer das telas do radar.

O Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT) espera baixar os dados do FDR dentro de dois a cinco dias, disse seu chefe, Soerjanto Tjahjono.

Vítimas

No início desta terça-feira, 12, mais restos mortais foram encontrados no local do acidente, bem como objetos pessoais, como carteiras contendo cartões de identificação. Os corpos das vítimas ainda não foram todos recuperados e identificados: ainda faltam dois, de acordo com um comunicado do Ministério de Transporte.

O avião tinha se dirigido para Pontianak, na ilha de Bornéu, a cerca de 740 km (460 milhas) de Jacarta. O Ministério dos Transportes da Indonésia disse hoje que o jato, que ficou parado durante os primeiros meses da pandemia do coronavírus, passou por uma inspeção de aeronavegabilidade em 14 de dezembro e voltou ao serviço logo depois.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo