Igreja na Ásia

Bispos da Indonésia reiteram mensagem de fraternidade humana

Declaração de Abu Dhabi, assinada pelo Papa e Grande Imã de Al-Azhar sobre fraternidade humana, foi destaque no encontro anual da Conferência Episcopal

Da Redação, com Agência Fides

A fraternidade humana se torna um sinal de proximidade entre os que acreditam que Deus criou os seres humanos para viverem como irmãos / Foto: Imagem de Shutterbug75 por Pixabay

A Igreja deve sair da zona de conforto e estar presente na sociedade para reforçar a fraternidade inter-religiosa. Esse é um dos pontos de destaque da mensagem dos bispos da Indonésia, que concluem nesta quinta-feira, 14, o encontro anual da Conferência Episcopal, realizado em Bandung.

A mensagem é assinada pelo presidente da Conferência, Cardeal Ignatius Suharyo, de Jacarta, e pelo secretário-geral da entidade, Dom Antonius Subianto Bunjamin, OSC, de Bandung. Ela é fruto de dias de estudo vividos pelos bispos indonésios que se reuniram sob o tema “A fraternidade humana para uma Indonésia pacífica”.

Os bispos puderam estudar e aprofundar o documento de Abu Dhabi intitulado “Fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum”, assinado em conjunto pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã Ahmed el-Tayeb di Al-Azhar, em Abu Dhabi, em fevereiro passado, durante viagem do Papa aos Emirados Árabes. Contribuíram para a análise alguns estudiosos muçulmanos e católicos que os bispos ouviram com interesse.

“Os dias de estudo ajudaram os bispos a compreender melhor os conteúdos do Documento de Abu Dhabi, na consciência da existência de movimentos extremistas na Indonésia, a fim de encontrar as oportunidades para reforçar a fraternidade entre os seres humanos”, afirma a mensagem.

Leia também
.: Comissão irá implementar Documento sobre Fraternidade Humana

.: Comitê para a Fraternidade Humana realiza primeira reunião
.: Fraternidade Humana é tema central de encontro realizado em Genebra 

O episcopado reitera o chamado à Igreja católica para participar da promoção, da luta e da realização da fraternidade como perspectiva partilhada. “A diversidade é uma necessidade e um dom divino que deve ser cultivado e desenvolvido com atitude de recíproca aceitação, respeito e cooperação”.

O atual desafio da nação indonésia, segundo os bispos, é conter o extremismo que muitas vezes gera atos de terrorismo. Nesse sentido, eles consideram que é muito importante difundir o Documento de Abu Dhabi entre os católicos e na sociedade, especialmente entre as jovens gerações, também utilizando as mídias sociais.

“A fraternidade humana deve levar bondade à vida humana nas suas dimensões e ser testemunha e grandeza da fé em Deus que une os corações divididos e se torna um sinal de proximidade entre os que acreditam que Deus criou os seres humanos para compreender-se, trabalhar juntos e viver como irmãos”, afirmam os bispos, ressaltando que é importante viver uma vida religiosa inclusiva sem perder a própria identidade.

A mensagem também recomenda ao governo a adoção de políticas sábias e baseadas nos valores da Pancasila, como humanidade, unidade, sabedoria e justiça, para reduzir as desigualdades sociais, prevenir os conflitos entre os filhos da nação, colocar fim às formas de violência prolongadas, bloquear a taxa de danos ambientais, dar oportunidades iguais para o acesso aos recursos e criar um sistema mais digno de convivência.

Por fim, os bispos indonésios deixam um apelo para que se encontrem meios de reavivar os valores humanos a fim de realizar o bem estar público, através da fraternidade humana. “Poderemos viver pacificamente neste país somente se todas as partes, sem exceção alguma, se empenharem a unir sempre as mãos e trabalhar juntas pelo bem comum”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo