COLUNA DE FUMAÇA

Vulcão em erupção obriga milhares a fugir da Indonésia

Uma enorme coluna de fumaça formou-se sobre a montanha, enquanto o vulcão entrou em erupção no sul da Indonésia

Da redação, com Reuters

Vulcão na Indonésia obriga 2700 moradores a buscar refúgio / Foto: Reprodução Reuters

Um vulcão na província de Nusa Tenggara, no leste da Indonésia, entrou em erupção neste domingo, 29, espalhando cinzas e fumaças de até quatro quilômetros de altura e forçando mais de 2700 moradores a buscar refúgio, de acordo com informações de uma agência do governo indonésio.

A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos, mais do que quaisquer outros países, e enquanto muitos ainda se encontram em altos níveis de atividades, pode levar semanas ou até meses antes de uma erupção emergir.

Raditya Jati, porta-voz da agência do governo, disse em um comunicado oficial que a erupção do vulcão Ile Lewotolok, a cerca de 2600 quilômetros a leste da capital da Indonésia, Jacarta, causou pânico entre os que vivem às proximidades.

Cerca de 2780 pessoas de 26 vilas buscaram refúgio, embora nenhuma vítima tenha sido registrada até o momento, disse Jati.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia informou em seu website que a área próxima ao vulcão provavelmente será inundada por “nuvens quentes, fluxo de lava, avalanche de lava e gás venenoso”.

Kasbani, chefe do centro, disse à Reuters que o estado do vulcão foi elevado ao segundo nível mais alto no sistema de alerta de quatro níveis da Indonésia devido a “ameaças crescentes”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo