A Igreja celebra hoje, 13, a festa de Santo Antonio. Mas, Antonio de Pádua ou de Lisboa? Conheça agora a origem destes dois nomes e um pouco da história deste santo, cuja fama se espalhou pelo mundo inteiro.
Assista à reportagem
Fernando Martins de Bulhões Taveira Azevedo, é o nome de batismo de Santo Antônio, o santo franciscano que atrai devotos do mundo inteiro.
Por um lado, ele é conhecido como Santo Antônio de Pádua, por outro é conhecido como Santo Antônio de Lisboa, a explicação para os dois nomes é simples, ele nasceu em Lisboa, Portugal, mas viveu grande parte de sua vida, na cidade italiana de Pádua.
A primeira etapa de sua vida religiosa foi em Portugal como agostiniano e, mais tarde, em Pádua como frade da ordem de São Francisco de Assis.
Na Itália ele passou a ser reconhecido como grande teólogo e pregador. Após sua morte, seu aparelho fonador se manteve intacto e está exposto para veneração dos devotos que visitam a cidade.
Ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 1232, e proclamado Doutor da Igreja em 1946. Sua fama se espalhou por todo o mundo atraindo devotos de todas as idades, inclusive no Brasil, onde a devoção é bem expressiva.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com