VENCEDORES

Revelados os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina e Física

Katalin Kariko e Drew Weissman levaram o prêmio Nobel de Medicina pelas descobertas na vacina da Covid-19; Frenec Krausz, Pierre Agostini e Anne L’Huillier levaram o prêmio de Física

Da redação, com Reuters

Katalin Kariko e Drew Weissman levaram o Prêmio Nobel de Medicina 2023 / Foto: Reprodução Reuters

Por uma feliz coincidência, Frenec Krausz estava no Max Planck Institute, em Garching , cidade alemã, quando recebeu uma ligação nesta terça-feira, 3, de que ele era um dos vencedores do Prêmio Nobel de Física.

O instituto estava realizando uma visitação pública e Krausz ministraria uma palestra sobre seu trabalho.

Em vez disso, o diretor húngaro do Instituto Max Planck de Óptica Quântica recebeu a notícia de que ele, juntamente com Pierre Agostini e Anne L’Huillier, ganharam o prêmio por criarem pulsos de luz incrivelmente curtos que podem capturar processos dentro de átomos e moléculas.

“A lição mais importante é seguir os sonhos e não se deixar intimidar pelo fracasso”, disse Krausz, vencedor do Nobel de Física / Foto: Reprodução Reuters

A ligação chegou às 11 da manhã e Krausz disse que desde então estava tentando descobrir se estava sonhando ou não.

Após agradecer à sua esposa e família, bem como aos professores do ensino primário, por o terem ajudado no seu caminho, Krausz disse que os seus pensamentos estavam predominantemente com todos os seus colegas que estiveram envolvidos na sua investigação.

A Academia Nobel disse que seus estudos deram à humanidade novas ferramentas para explorar o movimento dos elétrons dentro dos átomos, onde as mudanças ocorrem em alguns décimos de attossegundos.

Vacina contra Covid-19

Katalin Kariko e Drew Weissman venceram o Prêmio Nobel 2023 na categoria Fisiologia ou Medicina pelas descobertas que possibilitaram as vacinas mRNA contra Covid-19.

Os cientistas Katalin Kariko e Drew Weissman ganharam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 por descobertas que permitem o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a Covid-19, informou o órgão que concede o prêmio na segunda-feira (2 de outubro).

O prêmio, um dos mais prestigiados do mundo científico, foi selecionado pela Assembleia Nobel da Universidade Médica do Instituto Karolinska, na Suécia, e também oferece 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1 milhão).

Kariko, da Hungria, foi vice-presidente sênior e chefe de substituição de proteínas de RNA na BioNTech até 2022 e desde então atua como consultora da empresa. Ela também é professora na Universidade Szeged, na Hungria, e professor adjunto da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia.

Weissman, dos Estados Unidos, é professor de pesquisa de vacinas na Escola Perelman.

Kariko descobriu uma maneira de evitar que o sistema imunológico desencadeie uma reação inflamatória contra o mRNA produzido em laboratório, previamente visto como um grande obstáculo contra qualquer uso terapêutico do mRNA.

Juntamente com Weissman, a médica mostrou em 2005 que ajustes nos nucleosídeos, as letras moleculares que escrevem o código genético do mRNA, podem manter o mRNA sob o radar do sistema imunológico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo