NOBEL 2020

Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas vence o Nobel da Paz

A organização, cuja sede fica em Roma, já ajudou 97 milhões de pessoas em 88 países e ainda levou a paz para regiões em conflito

Da redação, com Reuters

A presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen / Foto: Reprodução Reuters

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU levou o Prêmio Nobel da Paz nESTA sexta-feira, 9, por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos.

A organização com sede em Roma afirma que ajuda cerca de 97 milhões de pessoas em cerca de 88 países anualmente. E, ainda assim, segundo estimativas da própria ONU, uma em cada nove pessoas em todo o mundo ainda não tem o suficiente para comer.

“A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais evidente do que nunca”, disse a presidente Berit Reiss-Andersen do Comitê Norueguês do Nobel em entrevista coletiva. “O Comitê Nobel da Noruega decidiu conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2020 para o Programa Mundial de Alimentos por seus esforços para combater a fome, por sua contribuição para melhorar as condições à paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito. O Programa Mundial de Alimentos é a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e promove a segurança alimentar. Em 2019, o PMA forneceu assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países, vítimas de insegurança alimentar aguda e fome”, reiterou.

O prêmio entregue à ONU é de dez milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,1 milhão. A entrega será em Oslo, na Noruega, em 10 de dezembro. 

Até o momento, foram anunciados os vencedores do Nobel em literatura, química, física e medicina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo