NOBEL 2020

Paul Milgrom e Robert Wilson levam o Prêmio Nobel de Economia

A dupla de economistas estadunidenses desenvolveu melhorias e inovações nos formatos de leilões

Da redação, com Reuters

Os economistas estadunidenses Paul Milgrom e Robert Wilson, vencedores do Nobel de Economia 2020 / Foto: Reprodução Reuters

Os economistas estadunidenses Paul Milgrom e Robert Wilson ganharam o Prêmio Nobel de Economia de 2020 por melhorias na teoria do leilão e inovações em formatos de leilão, segundo divulgou a Academia Real Sueca de Ciências nesta segunda-feira, 12.

“Os novos formatos de leilão são um belo exemplo de como a pesquisa básica pode subsequentemente gerar invenções que beneficiam a sociedade”, disse a academia em um comunicado.

“Os leilões estão em toda parte e afetam nossa vida cotidiana. Os premiados deste ano em Ciências Econômicas, Paul Milgrom e Robert Wilson, aprimoraram a teoria dos leilões e inventaram novos formatos de leilão, beneficiando vendedores, compradores e contribuintes em todo o informou o site oficial Prêmio Nobel no microblog Twitter.

Novos formatos de leilão foram usados para espectros de rádio, cotas de pesca, slots de pouso de aeronaves (vagas para aeronaves) e permissões de emissão.

Leia também:

.: Três cientistas que identificaram o vírus de Hepatite C vencem Nobel

.: Louise Gluck, poeta norte-americana, vence o Nobel de Literatura

.: Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas vence o Nobel da Paz

.: Dupla de mulheres vence o Nobel de Química de 2020

.: Nobel de Física vai para descoberta relacionada ao buraco negro

O prêmio de economia, conquistado por personalidades como Paul Krugman e Milton Friedman, vencedores do Nobel 2008 e 1976, respectivamente, no passado, foi o último dos seis prêmios em 2020, ano em que o Nobel foi ofuscado pela pandemia Covid-19.

O tradicional jantar dos vencedores de gala em dezembro foi cancelado e as comemorações estão sendo realizadas em caráter digital a fim de evitar o risco de propagação da infecção.

O prêmio de economia de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,14 milhão) não é um dos cinco prêmios originais criados em 1895 pelo industrial e inventor da dinamite, Alfred Nobel, mas foi estabelecido pelo banco central da Suécia e concedido pela primeira vez em 1969.

O Comitê Norueguês do Nobel planeja prosseguir com uma cerimônia de premiação, embora em formato reduzido devido à pandemia do coronavírus, em Oslo no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo