O cardeal Oscar Maradiaga aponta a situação de famílias que fogem de conflitos em países como Iraque e Síria
Rádio Vaticano
O Presidente da Cáritas Internacional, cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, divulgou sua mensagem com relação ao Advento.
O seu apelo é em prol dos refugiados que, como a Sagrada Família, “vivem hoje na confusa espiral do exílio”. De modo especial, o cardeal cita a situação de milhares de famílias que fogem dos conflitos no Iraque, na Síria, no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo.
“A Cáritas chega às famílias que perderam tudo: lar, meio de subsistência e pertences. Em todo o mundo, distribui alimentos depois de uma tragédia, e logo trabalha, com as pessoas, para ajudá-las a ajudarem a si mesmas”, lê-se no texto.
O cardeal recorda que está em andamento a campanha mundial “Uma família humana. Pão e justiça para todas as pessoas”, cuja finalidade principal é garantir que os pais possam alimentar seus filhos. Entre os programas especiais da campanha de combate à fome, o Presidente da Cáritas Internacional cita o projeto de sementes, no Brasil, de capacitação agrícola.
“A Sagrada Família é nossa família. Assim como você teria ajudado essa família assustada, há mais de 2000 mil anos, está intencionado a ajudar as famílias necessitadas de hoje, através do seu apoio a Cáritas. ‘Uma só família humana’ já é realidade, façamos que ‘alimentos para todos também o seja”, conclui seu apelo.