2 e 3 de dezembro

Brasília sedia encontro da Conferência Cartagena+30

A Conferência Cartagena tem como foco a proteção e os desafios humanitários enfrentados por refugiados

Da redação, com Agências

30_cartagena

O evento celebra os 30 anos da Declaração de Cartagena para Refugiados / Foto: Acnur

O Brasil foi escolhido pelo Alto Comissariado das Nações para Refugiados (Acnur), para sediar o encontro da Conferência Cartagena+30, que acontece nesta terça e quarta-feira, 2 e 3, no palácio do Itamarati, em Brasília (DF).

O evento celebra os 30 anos da Declaração de Cartagena, um dos instrumentos de proteção aos refugiados mais importantes do mundo. Contará com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representantes da Acnur e de outros países que assinaram a declaração.

De acordo com o secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) e presidente do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), Paulo Abrão, a Declaração de Cartagena é conhecida por expandir a definição de refugiados estabelecida pela Convenção de 1951, e já foi confirmada pela ONU, OEA e adotada pela legislação nacional de 14 países.

Durante três décadas, a Declaração tem provado ser um instrumento altamente efetivo nas respostas aos diferentes desafios por seu caráter flexível, pragmático e inovador.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo