Domingo do Advento

Cardeal Braz de Aviz abre o Ano da Vida Consagrada

Em sua homilia, o cardeal disse que o caminho do Ano da Vida Consagrada divide-se em três realidades centrais: Evangelho, Profecia e Esperança.

Da redação com Rádio Vaticano

card_joao

Cardeal João Braz de Aviz preside Missa na Basílica de São Pedro por ocasião do início do Ano da Vida Consagrada / Foto: L’osservatore Romano

Neste primeiro domingo do Advento, 30, uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro deu início ao Ano da Vida Consagrada, que se estenderá até fevereiro de 2016. A Santa Missa foi presidida pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, em nome do Papa Francisco, que está em viagem apostólica na Turquia.

O cardeal brasileiro iniciou sua homilia comentando a mensagem enviada pelo Papa Francisco para a ocasião. O Santo Padre exortou os consagrados a um testemunho luminoso indicando três caminhos: alegria, coragem e comunhão.

Leia também
.: Cardeal comenta carta do Papa para Ano da Vida Consagrada
.: Íntegra da carta apostólica de Francisco para o Ano da Vida Consagrada
.: Saiba como lucrar as indulgências no Ano da Vida Consagrada
.: Veja como foi abertura do Ano da Vida Consagrada na Terra Santa

As palavras do Papa foram acolhidas com alegria e comoção pelos presentes e o Cardeal João Braz de Aviz expressou plena comunhão com o Papa, que está na Turquia, para encontrar o Patriarca Bartolomeu I e  aprofundar o diálogo inter-religioso com os irmãos e irmãs muçulmanos.

“Iniciamos este Ano da Vida Consagrada no sinal da esperança cristã pois o Senhor é fiel e, com a sua misericórida, transforma as nossas infidelidades. Quem espera nele não fica desiludido”, disse o cardeal.

Dom Aviz explicou ainda que quanto mais o homem se entrega confiante nas mãos de Deus, mais caminha com segurança para o encontro com Ele. “Este comportamento poderá dar muita profundidade ao ano que agora iniciamos”, afirmou.

Ao concluir sua reflexão baseada nos pontos propostos pelo Papa Francisco na Carta para o Ano da Vida Consagrada, o Cardeal Braz de Aviz convidou todos a adotarem esse programa concreto traçado pelo Papa Francisco, que concentra o caminho do Ano da Vida Consagrada em três realidades centrais: Evangelho, Profecia e Esperança.

Mais informações na reportagem de Lízia Costa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo