A Pontifícia Comissão para a América Latina convocou para o período de 16 a 19 de novembro uma peregrinação ao Santuário mariano de Guadalupe, no México. Com o tema “Nossa Senhora de Guadalupe, estrela da nova evangelização no continente americano”, o objetivo principal é impulsionar o dinamismo da missão continental em todas as Igrejas na América, à luz do Pontificado do Papa Francisco.
Espera-se a participação de mais de 300 pessoas, entre cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos. “Todos reunidos para se confrontar sobre os desafios que a nova evangelização apresenta e trocar experiências de recíproco enriquecimento”, lê-se numa nota da Comissão.
Na nota, informa-se ainda que o evento pretende incidir de modo concreto na vida da Igreja e em todo o continente, criando laços de comunhão e amizade entre as Igrejas locais para um renovado anúncio do Evangelho.
Antes da peregrinação, haverá um encontro que será inaugurado pelo Presidente da Pontifícia Comissão, Cardeal Marc Ouellet, que falará sobre o significado do atual pontificado para o continente americano. O Cardeal declarou que o Papa Francisco está ciente desta iniciativa, e manifestou sua aprovação e seu encorajamento.
O encontro será dividido em grupos presididos por um cardeal ou um bispo, em que se poderá expor a própria experiência no campo da evangelização, seguida de uma reflexão sobre a “missio ad gentes”.
Outro momento importante será a oração na vigília mariana em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 18 de novembro. O encontro será concluído com a celebração do Ano da Fé na América Latina.