Bento XVI e bispos

"Onde não existe fé, falta o essencial", diz Papa aos bispos

No terceiro dia de sua visita ao Brasil, sexta-feira, dia 9, o Papa se reuniu com mais de 300 bispos de todo o país, na Catetral da Sé, em São Paulo. Em seu discurso, o Pontífice falou da necessidade da evangelização para um salto de qualidade na vivencia cristã do povo. Ao chegar, às 16h, cerca de 5 mil pessoas já aguardaram, segundo estimativa da Polícia Militar presente no local.

Durante a reunião, o Papa e os bispos rezaram a liturgia das horas. Em seguida,  Bento XVI falou ao episcopado brasileiro citando as dificuldades que a Igreja vive atualmente, como os ataques à família e os crimes contra a vida lhe causam tristeza na alma. "Onde Deus e sua vontade não são conhecidos, onde não existe a fé em Jesus Cristo e nem a sua presença nas celebrações sacramentais, falta o essencial também para a solução dos problemas sociais e políticos", apontou.

Reafirmou o valor do celibato, o Santo Padre pediu zelo pelas vocações, cujo acompanhamento deve ser complementado com atenção à dimensão psico-afetiva, evitando-se riscos de desvios de sexualidade.

"O Papa veio ao Brasil para pedir-vos que, no seguimento da Palavra de Deus, todos os Veneráveis irmãos no episcopado saibam ser portadores da eterna salvação para todos os que lhe obedecem" enfatizou. O Papa ainda falou sobre a necessidade de os bispos serem fiéis servidores da Palavra, sem visões redutivas na missão confiada.

O episcopado brasileiro estava reunido em Itaici, para a 45 Assembléia Geral da CNBB, até a última segunda-feira.

Ao final da reunião, o Santo Padre encontrou cerca de 10 mil pessoas que o aguardavam do lado de fora da Catedral. Saudou mais uma vez a multidão, os abençoou e seguiu com sua comitiva para o Aeroporto Campo de Marte, de onde seguiu para Aparecida. No próximo domingo, dia 13, o Papa celebra missa que abre a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida(SP).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo