EUA em alerta

Nova tempestade se forma no Golfo do México

A tempestade tropical Katia se intensificou para o nível de um furacão sobre o Atlântico na quarta-feira, enquanto outra massa de tempestades, que pode se tornar uma tempestade oficial nesta semana, provocou a retirada de alguns trabalhadores do setor petrolífero no Golfo do México.

A Katia estava com ventos de até 120 quilômetros por hora e é o segundo furacão da temporada de furacões de junho a novembro no Atlântico, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Segundo previsões do centro, a Katia se tornaria um "grande" furacão com ventos de velocidades superiores a 178 quilômetros por hora até o final de semana, mas ainda era cedo para prever se atingiria o continente.

Às 0h desta quinta-feira (horário de Brasília), a Katia estava cerca 1.875 quilômetros a leste das ilhas caribenhas de Leeward. A tempestade estava se deslocando rapidamente no sentido oeste-noroeste e segundo previsões, seguiria no sentido noroeste dentro de alguns dias em um percurso que poderia mantê-la fora da rota das ilhas caribenhas.

O furacão Irene devastou a Costa Leste dos EUA durante o final de semana e autoridades na costa no Atlântico estão monitorando a Katia para ver que caminho ela seguirá.

A temporada de furacões do Atlântico geralmente traz entre 11 e 12 tempestades. A Katia já é a 11a.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo