Richard H. Thaler é premiado por estudos sobre economia comportamental
Da redação, com Ansa
O vencedor do Prêmio Nobel de Economia 2017 foi o professor da Universidade de Chicado, Richard H. Thaler, de 72 anos, por conta de seus estudos sobre economia comportamental. “Ele inseriu hipóteses psicologicamente realísticas nas análises de processos decisórios econômicos”, informou o comitê do Prêmio Nobel em comunicado oficial.
Além disso, o norte-americano, ao explorar as “consequências de uma racionalidade limitada, de preferências sociais e da falta de autocontrole”, evidenciou como “esses traços humanos influenciam sistematicamente as decisões individuais e os êxitos do mercado”.
O prêmio desta segunda-feira, 9, encerra a temporada de 2017 do Nobel, que neste ano premiou os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael Young (Medicina); o alemão Rainer Weiss e os norte-americanos Barry Barish e Kip S. Thorne (Física); o suíço Jacques Dubochet, o alemão Joachim Frank e o escocês Richard Henderson (Química); o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro (Literatura); e a Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares (Paz).