ONG vence Nobel

Campanha contra armas nucleares vence Prêmio Nobel da Paz

Ican é o nome da campanha que luta pela abolição das armas nucleares e chegou a sair do ar por conta do número de acessos

Da redação, com Agências

A Campanha Internacional para o Banimento das Armas Nucleares (Ican) foi a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2017, divulgado nesta sexta-feira, 6, em Oslo, na Noruega.

O comitê do Nobel informou que premiou a Ican “pelo seu papel em destacar as catastróficas consequências de qualquer utilização de armas nucleares e por seus esforços inovadores para se alcançar um tratado de proibição destas armas”. A página da campanha chegou a sair do ar por conta do excesso no número de acessos.

Leia mais:
.: Nobel de Física é entregue a cientistas que comprovaram ondas gravitacionais

A Ican, que não estava entre as favoritas, concorreu ao prêmio Nobel com o Papa Francisco. Trata-se de uma organização não-governamental fundada em 2007 e formada por 406 apoiadores de 101 países. “O Nobel da Paz é uma mensagem aos estados que possuem armas nucleares”, comentou a diretoria da Ican após anúncio do prêmio. A cerimônia de entrega do Nobel ocorrerá em 10 de dezembro.

O Papa Francisco tem se manifestado regularmente contra o uso de armas nucleares, sobretudo após as ameaças feitas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. Em seu perfil na rede social Twitter, na semana passada, o Santo Padre pediu “o fim desses instrumentos de morte”.

Também a Santa Sé, no dia 20 de setembro, assinou o Acordo de Proibição do Uso de Armas Nucleares, ratificado por mais de 40 países.

O próximo, e último, prêmio Nobel a ser anunciado acontecerá na segunda-feira, 9, quando será revelado o ganhador da categoria Economia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo