Reconhecimento

Nobel de Física é entregue a cientistas que comprovaram ondas gravitacionais

Um cientista alemão e dois norte-americanos receberam o prêmio após estudo em que provam a existência de ondas gravitacionais

Da redação, com Ansa

O cientista alemão Rainer Weiss e os norte-americanos Barry Barish e Kip S.Thorne receberam nesta terça-feira, 2, o Nobel de Física após conseguirem comprovar a existência de ondas gravitacionais, que foram especuladas pelo físico Albert Einstein há mais de 100 anos por meio da sua teoria geral da relatividade.

“As ondas gravitacionais são uma forma totalmente nova de observar os eventos mais violentos no espaço e testam os limites do nosso conhecimento. É totalmente novo e diferente e irá abrir novos mundos desconhecidos”, informou em comunicado oficial o Instituto Karolinska, na Suécia, local em que são escolhidos os ganhadores do Nobel.

Os três cientistas integram a LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), projeto com quase meio século de existência que estuda a observação de ondas gravitacionais e do qual participam cientistas de mais de 20 países.

Entenda

A observação deste fenômeno só é possível graças à teoria geral da relatividade, publicada por Albert Einstein em 1915. Segundo os estudos do físico alemão, o espaço e o tempo interagem com a matéria, ou seja, caso realizem uma interação muito forte, o espaço e o tempo podem sofrer distorções. E esta distorção foi observada pelos vencedores do Nobel.

De acordo com os três cientistas, as ondas gravitacionais observadas foram geradas pela colisão de dois buracos negros há milhões de anos.

O Nobel de Física foi a segunda premiação apresentado neste ano. Na terça-feira, 2, o Nobel de Medicina foi para um trio de norte-americanos por suas descobertas no chamado “relógio biológico”. Serão anunciados os vencedores do Nobel de Química na quarta-feira, 4; Literatura, na quinta-feira, 5; e o da Paz, na sexta-feira, 6. Por fim, na próxima segunda-feira, 9, será anunciado o vencedor do Nobel de Economia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo