Prêmio Nobel

Escritor nipo-britânico é o vencedor do Nobel de Literatura

A obra de Kazuo Ishiguro retrata desilusões pessoais e lembranças

Da redação, com Ansa

Kazuo Ishiguro, de naturalidade nipo-britânica, foi anunciado nesta quinta-feira, 5, em Estocolmo, na Suécia, como o vencedor do prêmio Nobel de Literatura.

Ishiguro, segundo informações do Comitê do Nobel, retrata em suas obras temas como “memória, passagem do tempo e desilusão pessoal”. Ainda segundo o comunicado oficial do Nobel, os livros de Ishiguro “têm grande força emocional e desvendam o abismo sob nossa sensação ilusória da conexão com o mundo”.

Leia mais:
.: Nobel de Física é entregue a cientistas que comprovaram ondas gravitacionais

Considerado um dos prosadores contemporâneos mais aclamados, o autor tem entre suas principais publicações “O Gigante Enterrado”, “Não me Abandone Jamais” e “Vestígios do Dia”. Este último rendeu a ele, em 1989, o Man Booker Prize, outra das grandes distinções internacionais de literatura.

Nascido em Nagasaki, no Japão, em 1954, Ishiguro mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade. Ao longo de sua carreira, o escritor publicou ao todo oito livros.

O Comitê do prêmio Nobel anunciará ainda os vencedores nas categorias Paz, na sexta-feira, 6, e Economia, na segunda-feira, 9.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo