Bioquímica

Análise de biomoléculas vence Prêmio Nobel de Química

Três pesquisadores foram condecorados com o prêmio Nobel após criarem técnica de microscopia

Da redação, com Ansa

Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson receberam nesta quarta-feira, 4, o Prêmio Nobel de Química por seus estudos com microscopia, técnica que melhora e simplifica a visualização de moléculas.

O método desenvolvido pelos cientistas permite que parem as moléculas no meio do seu processo orgânico e entender o que acontece dentro delas. “Este método coloca a bioquímica em uma nova era. Pesquisadores agora podem congelar biomoléculas no meio de seus movimentos e visualizar processos que nunca foram vistos antes, o que é decisivo para o entendimento da vida e para o desenvolvimento de remédios”, explicou a Academia Real Sueca de Ciências após anunciar os vencedores.

Leia também
.: Nobel de Física é entregue a cientistas que comprovaram ondas gravitacionais

A técnica, desenvolvida em 2013 pelos cientistas vencedores do Nobel, foi utilizada para visualizar as estruturas presentes no vírus Zika, algo até então inconcebível com outras tecnologias. O mesmo processo foi utilizado para observar a resistência bacteriana quando elas não respondem aos antibióticos.

Junto com o Nobel, os cientistas receberam um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3,5 milhões, além de um diploma e uma medalha.

O Nobel de Química é o terceiro prêmio a ser entregue nesta semana. Ainda serão anunciados os vencedores na categoria de Literatura, na quinta-feira, 5; e o da Paz, na sexta-feira, 6. Na próxima segunda-feira, 9, será anunciado o vencedor do Nobel de Economia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo