Rivera tornou-se cardeal no consistório de 28 de junho de 2018
Faleceu na noite deste domingo, 11, no México, o cardeal Sergio Obeso Rivera, arcebispo emérito de Jalapa, aos 86 anos. As exéquias serão celebradas na terça-feira, 13, na Catedral de Jalapa, onde seu corpo será sepultado.
O cardeal mexicano nasceu em Jalapa em 31 de outubro de 1931. Foi ordenado sacerdote no México em 1954 depois do doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Sagrado bispo em 30 de abril de 1971 e designado para a diocese de Papantla. Três anos depois foi nomeado coadjutor de Jalapa, tornando-se arcebispo desta cidade em 1979. Foi presidente da Conferência Episcopal Mexicana por três mandatos. Em 2007, Bento XVI aceitou sua renúncia por limite de idade e foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 28 de junho de 2018.
A Conferência Episcopal Mexicana publicou um comunicado lamentando a morte do cardeal. “Reconhecemos sua entrega generosa à Igreja que peregrina em nosso país”. O documento destaca também sua participação nas negociações de paz e reconciliação dos Acordos de Santo André e seus esforços para o restabelecimento das relações entre o Estado mexicano e a Santa Sé.
O cardeal Obeso Rivera não era eleitor. Com a sua morte, o Colégio Cardinalício fica assim composto: 216 cardeais, dos quais 119 eleitores, 97 não eleitores.