Atualização

Brasil tem dez cardeais, sendo quatro eleitores em caso de conclave

Colégio cardinalício da Igreja católica tem 223 cardeais, sendo 122 eleitores em um eventual conclave

Vatican News

Igreja Católica conta com 223 cardeais atualmente/ Foto: Arquivo CN

Com os 80 anos completados no dia 11 de março pelo cardeal filipino Orlando Beltran Quevedo, o Colégio fica assim composto: 223 cardeais, dos quais 122 eleitores e 101 não eleitores num eventual conclave.

Desde o ano 1059, os cardeais são os eleitores exclusivos do Papa, mas só pode votar quem tiver menos de 80 anos. Atualmente, o Decano é o Cardeal Angelo Sodano e o vice-Decano é o Cardeal Giovanni Battista Re. O Camerlengo é o Cardeal Kevin Joseph Farrell.

O membro mais idoso é colombiano José de Jesús Pimiento Rodríguez, arcebispo-emérito de Manizales, que tem 100 anos (ele nasceu em 18 de fevereiro de 1919).

O mais novo é Dieudonné Nzapalainga, da República Centro-Africana, que vai completar 52 anos no dia 14 deste mês de março.

O Brasil tem dez cardeais. Seis não eleitores: Serafim Fernandes de Araújo, José Freire Falcão, Geraldo Majella Agnelo, Eusébio Oscar Scheid, Cláudio Hummes e Raymundo Damasceno Assis. E quatro eleitores: João Braz de Aviz, Odilo Pedro Scherer, Orani João Tempesta e Sérgio da Rocha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo