MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Michael Haddad: A esperança é uma semente que deve ser preservada

Paralisado do peito para baixo, Haddad foi presenteado com um livro abençoado pelo Papa que ele levará consigo por todo o mundo até o banco de sementes da Noruega, na esperança de preservá-lo para as gerações futuras

Da redação, com Vatican News

O atleta profissional e embaixador da ONU, Michael Haddad / Foto: Reprodução Yotutube

Dentro das paredes do Palazzo Borromeo de Roma, onde fica a Embaixada da Itália na Santa Sé, Michael Haddad se levantou e se dirigiu a cerca de 50 pessoas e falou sobre a urgência da emergência climática.

Haddad destacou que, embora seja um fenômeno global, suas consequências sempre se fazem sentir em nível local. Sim, disse ele, todos sofremos as consequências das alterações climáticas, mas alguns sofrerão mais do que outros. Ele estava se referindo, em particular, aos 15% da população mundial que são deficientes. A maior minoria, disse ele.

Já chegamos a um ponto sem volta no que diz respeito às mudanças climáticas, disse Michael. “Mas, ao mesmo tempo, não podemos nos desesperar”.

Fé, determinação e esperança

Michael se move com a ajuda de um exoesqueleto, por conta de um acidente que sofreu com apenas seis anos de idade e o deixou paralisado do peito para baixo.

Mas embora ele use um exoesqueleto, os cientistas acham difícil explicar como Michael é capaz de ficar de pé, andar e até subir escadas em sua condição. Michael jura por três coisas: fé, determinação e esperança.

No evento realizado na Embaixada da Itália nesta sexta-feira, 17, os participantes assistiram a um vídeo no qual médicos e cientistas falam da tenacidade de Michael. Disseram que ele não deveria nem mesmo ser capaz de ficar em pé, muito menos andar ou subir escadas.

Vencendo os obstáculos por uma grande causa

Como embaixador da boa vontade da ONU para questões ambientais, Michael passou por inúmeras missões, desde caminhadas curtas a maratonas e escaladas de montanhas. Uma maratona em particular foi para arrecadar dinheiro para um hospital que havia sido bombardeado em Beirute, capital de seu país natal, o Líbano.

Sua próxima missão é viajar para o Polo Norte e levar consigo uma edição reduzida do livro “Por que você está com medo? Você não tem fé?”, obra do Santo Padre que reúne palavras e pensamentos mais significativos pronunciados pelo Papa durante a pandemia de Covid-19. Esta versão será ligeiramente diferente, no entanto, foi abençoada pelo próprio Papa Francisco.

Esperança: uma semente em si

Em declarações ao Vaticano, após apresentar sua jornada na Embaixada da Itália, Michael explicou que este livro irá para o bunker Svalbard Global Seed Vault, o maior e mais seguro depósito de sementes do mundo, um símbolo da proteção da biodiversidade do planeta, localizado na Noruega, a 1.300 quilômetros além do Círculo Polar Ártico.

“Este livro também é uma semente”, disse Michael, mas “um tipo diferente de semente”, uma semente de esperança que deve ser “espalhada por todo o mundo”. É por isso que deve ser preservado, afirmou.

Mas junto com essa semente de esperança, Michael pretende “convidar as pessoas a se comunicarem sobre a agenda do clima”. “É importante para nós, e principalmente para os líderes mundiais, começarmos a falar e agir em relação à crise climática”.

Também estiveram presentes na reunião desta sexta-feira, 17, representantes de várias organizações da ONU, incluindo o PNUD, que co-sediou o evento junto com o Instituto para o Diálogo Global e Cultura de Encontro, com a participação do Dicastério do Vaticano para a Comunicação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo