Sala Paulo VI

Papa Francisco encontra com crianças do Dispensário Santa Marta

“Devemos ouvir as necessidades das pessoas”, disse o Santo Padre neste domingo, 19, na Sala Paulo VI

Da redação, Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

Foi um momento de encontro alegre que o Papa viveu na manhã deste domingo, 19, na Sala Paulo VI, junto com aqueles que acompanham as atividades do Dispensário Pediátrico Santa Marta. Francisco interagiu com as crianças presentes. “Devemos ouvir as necessidades das pessoas”, repetiu e fez repetir em coro, no seu estilo paternalmente afetuoso.

“O amor pelo outro” diz uma menina. Eis, a síntese evangélica que o Papa sublinhou como uma boa resposta. “Significa que devemos escutar as necessidades das pessoas. Se não encaramos as necessidades, nunca as entenderemos”. Ele se detém na palavra “ouvir”, uma palavra importante, disse.

“Uma pessoa que não escuta os outros só escuta a si mesma. É uma coisa chata ouvir-se a si mesmo. É melhor ouvir os outros”, explicou o Papa, “porque você pode entender suas necessidades e exigências”. Ele convidou todos a repetir: “escutar para entender”. Todas as crianças gritaram em voz alta, enquanto o Papa fingiu não estar ouvindo para que o coro se tornasse mais forte.

Amigos que querem ajudar uns aos outros

O Papa fez mais algumas perguntas. “Se estou na rua e encontro uma pessoa que não é boa, não má, mas sente frio, está com fome, o que devo fazer? Vou embora ou paro?”. Há uma hesitação. Depois, alguém responde: “Paro para ajudar”. O Pontífice perguntou: “A todos? Mesmo aquele que não é uma pessoa boa?” “Sim”, responderam juntos.

 “Estamos aqui hoje, amigos que querem ajudar uns aos outros. Coragem, vamos adiante e boa festa”, concluiu o Santo Padre em meio a aplausos e coros de felicitações.

Um século de caridade fraterna

O Dispensário Pediátrico de Santa Marta foi fundado em 8 de maio de 1922, com a bênção do Papa Pio XI. Confiada às Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que trabalham na Santa Marta no Vaticano, contam com a colaboração de médicos voluntários do Hospital Menino Jesus, da Associação Santos Pedro e Paulo, de indivíduos particulares e outras estruturas de saúde romanas, e com voluntários leigos que ajudam a obra com seu compromisso e apoio.

Como um deles lembrou em sua saudação a Francisco, o Dispensário oferece escuta, assistência médica e psicológica, serviços de secretariado social e sustento às famílias de qualquer pertença religiosa em nome da máxima hospitalidade e generosidade. “Doamos afeto e proximidade sem nenhuma expectativa a não ser um sorriso”, disse ele. E o estilo é aquele ensinado na Encíclica Fratelli tutti, que orienta a ação oculta e fecunda desta realidade pulsante de vida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo