Twitter

Papa: olhemos nos olhos as pessoas descartadas que encontramos

No Dia Internacional dos Migrantes, Papa deixa mensagem de solidariedade, com atenção ao sofrimento dos migrantes

Da Redação

Neste sábado, 18, celebra-se o Dia Internacional dos Migrantes. Pelo Twitter, o Papa Francisco recordou a data, com uma mensagem em prol de um olhar mais atento a essa realidade.

“Olhemos nos olhos as pessoas descartadas que encontramos, deixemo-nos provocar pelos rostos das crianças, filhos de migrantes desesperados. Deixemos que o sofrimento deles escave dentro de nós para reagirmos à nossa indiferença. #MigrantsDay”, escreveu em sua conta na rede social.

Leia também
.: Não fechemos as portas à esperança dos migrantes, pede Papa

O tema da migração é uma constante no pontificado de Francisco, que da mesma forma procura chamar a atenção da comunidade internacional. Em 2013, ano em que foi eleito Papa, sua primeira viagem, dentro da Itália, foi à ilha de Lampedusa. O local, marcada por intenso fluxo migratório, sofreu, na época, com sucessivos naufrágios com migrantes a bordo.

Sua recente viagem a Chipre e Grécia, no início desse mês de dezembro, também foi perpassada pela temática da migração. Em especial, Francisco visitou refugiados na ilha de Lesbos, ocasião em que pôde retomar o olhar sobre a problemática da migração na região do Mediterrâneo. “Não permitamos que este «mar das memórias» se transforme no «mar do esquecimento». Por favor, paremos este naufrágio de civilização!”, pediu.

“Rumo a um nós cada vez maior” foi o tema da mensagem de Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2021, celebrado em 26 de setembro passado. A mensagem constituiu mais um apelo do Papa por uma Igreja em saída e por um mundo mais inclusivo.

Sobre a data

O Dia Internacional dos Migrantes foi instituído no ano de 2000 por meio de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. A data celebra a contribuição das pessoas migrantes às sociedades de origem e de destino. Também visa estimular a reflexão sobre seus direitos. Em 2021, o lema é: “Aproveitando o potencial da mobilidade humana”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo