O democrata será o presidente mais velho a assumir a Casa Branca
Da Redação, com Agência Brasil*
O candidato democrata Joe Biden será o novo presidente dos Estados Unidos, segundo cálculos de meios de comunicação norte-americanos, depois de ter conseguido os 20 votos do estado da Pensilvânia. Dados da agência Reuters apontam que o democrata teve 273 delegados, enquanto o republicano Donald Trump teve 214.
Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barak Obama e será o presidente mais velho a assumir a Casa Branca, aos 78 anos. Com a vitória de Biden, Kamala Harris será a primeira mulher negra a tornar-se vice-presidente dos EUA.
Em uma rede social, Biden disse estar “honrado” por ter sido eleito presidente dos Estados Unidos e que será o presidente de todos os americanos, não apenas dos que votaram nele. “América, estou honrado por você ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a você o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que você colocou em mim”, disse Biden.
A população votou até a terça-feira, 3. A contagem de votos ainda não foi finalizada e pode ser contestada por ações judiciais.
Republicano
Por meio de sua rede social, Donald Trump também se manifestou. Em sua conta no Twitter, ele disse, em caixa alta, ter vencido a eleição, de longe.
“Eu ganhei essa eleição, de muito”, tuitou Trump. Logo abaixo, o Twitter colocou uma advertência na postagem dizendo que não havia confirmação de fontes oficiais sobre a declaração do presidente.
*Com informações das agências Reuters e RTP.