3 de novembro

Eleições nos EUA: americanos votam hoje em novo presidente

Votação se dá em meio à pandemia; Trump e Biden disputam presidência dos EUA

Da redação, com Reuters

Americanos vão às urnas nesta terça-feira, 3, para votar em novo presidente./ Foto: Reprodução Reuters

Os americanos vão às urnas nesta terça-feira, 3, para votar no novo presidente dos EUA. O atual Donald Trump e o desafiante Joe Biden disputam o cargo em meio à pandemia.

Biden, o candidato democrata e político de carreira, teve uma vantagem forte e consistente nas pesquisas nacionais. Mas o republicano Trump está perto da decisão de reunir os 270 votos do Colégio Eleitoral para manter a presidência.

Sistema eleitoral  

Nos EUA, o sistema de eleições para a presidência é diferente do adotado no Brasil. Além de o voto não ser obrigatório, para o candidato ser eleito não basta ter a maioria dos votos diretos do povo no dia da eleição, que acontece hoje. Para a vitória, o presidente precisa conquistar a maioria dos votos dos delegados que compõem o Colégio Eleitoral (no mínimo 270 dos 538).

Nas últimas eleições, por exemplo, Hillary Clinton teve mais votos populares, mas não foi eleita, e Donald Trump assumiu a presidência. O democrata Joe Biden, neste ano, aparece à frente nas pesquisas, mas o resultado vai depender do Colégio Eleitoral.

Resultado

Também diferentemente do Brasil e de outros países, o resultado das eleições pode levar dias para ser anunciado, especialmente se as contestações legais focadas em votos por correio forem aceitas no caso de uma disputa acirrada.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo