Conferências Episcopais da Europa

Integração de refugiados será tema de reunião de bispos na Europa

O tráfico humano e a situação dos imigrantes chineses na Europa também estarão entre os assuntos da reunião do CCEE

Da redação, com Agência Ecclesia

Os desafios na integração dos refugiados que chegam ao continente europeu será um dos assuntos do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), nos próximos dias 26 e 27, em Madrid, Espanha.

Segundo o secretário geral do CCEE, padre Duarte da Cunha, os membros vão ficar a par das atuais políticas de integração que estão em curso na Europa e focar a atenção especialmente na dimensão pastoral, tanto na perspectiva dos que chegam como dos que acolhem.

“Enfrentar com sucesso o fenômeno migratório implica não só uma resposta no pano caritativo, para aqueles que chegam provenientes de países em guerra ou em completa instabilidade política e social, mas também muitos outros desafios”, explicou o padre.

Entre os pontos que irão ser abordados, está a necessidade de zelar pelo acesso dos migrantes a trabalho e habitação, a uma educação para os filhos e a uma experiência religiosa, pessoal e comunitária, que esteja de acordo com as crenças de cada um.

Neste encontro, promovido em parceria com a Comissão dos Episcopados Católicos da EU (COMECE), participam também os delegados da CCEE envolvidos no apoio pastoral às comunidades migrantes.

O tráfico humano e a situação dos imigrantes chineses na Europa também estarão entre os assuntos do evento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo