Consequências

Refugiados ucranianos chegam a 1 milhão, informa ACNUR

Segundo estimativas do ACNUR, número de refugiados do conflito na Ucrânia pode chegar a 4 milhões

Da Redação, com informações de Vatican News e agências

Refugiados ucranianos em acampamento na Polônia / Foto: Reprodução Reuters

O conflito na Ucrânia já deixou 1 milhão de refugiados, segundo estimativa da Agência da ONU para os Refugiados (UNHCR/ACNUR). Esse é o número de pessoas que deixaram o país desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. O êxodo mais rápido deste século. A estimativa do ACNUR é de que os refugiados ucranianos possam chegar a quatro milhões.

“Em apenas sete dias, assistimos ao êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para os países vizinhos”. A firmação é do alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, em sua conta no Twitter. “Para muitos outros milhões, dentro da Ucrânia, é hora de silenciar as armas, para que a assistência humanitária que salva vidas possa ser fornecida”, completou.

Até terça-feira, 1°, os refugiados ucranianos somavam 874.026, sendo que mais da metade buscou refúgio na Polônia. Ontem, inclusive, o Papa Francisco agradeceu aos poloneses pela acolhida aos ucranianos.

“Vocês, por primeiro, apoiaram a Ucrânia abrindo suas fronteiras, seus corações e as portas de suas casas para os ucranianos que fogem da guerra. Vocês estão oferecendo generosamente a eles todo o necessário para que possam viver com dignidade, não obstante a dramaticidade do momento. Sou profundamente grato a vocês e os abençoo de coração!”.

Depois da Polônia, os principais destinos são Hungria (116.348 refugiados) e Moldávia (79.315 refugiados). Outros 69.000 foram para outros países europeus e 67.000 fugiram para a Eslováquia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo