Patrimônio da humanidade, a igreja foi parcialmente destruída pelo fogo; a reinauguração está marcada para 8 de dezembro de 2024
Da Redação, com informações de Gaudium Press
Há quatro anos, o mundo se chocava com imagens do incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame de Paris, na França. Por volta de 18h50 (horário local) de 15 de abril de 2019, o fogo tomou conta do telhado da igreja, feito de madeira, ocasionando o desabamento dele e da torre central do monumento.
À época, uma comoção global levou a diversas manifestações por todo o planeta. Muitos manifestaram pesar pela destruição parcial da construção localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena). O Papa Francisco se manifestou no dia seguinte, por meio de sua conta no Twitter:
“Hoje nos unimos em oração com o povo francês, enquanto aguardamos que a dor pelo grave dano se transforme em esperança com a reconstrução. Santa Maria, Nossa Senhora, rogai por nós” — Papa Francisco (@Pontifex_pt)
O incêndio
Acredita-se que o incêndio tenha sido um acidente, originado por ocasião de reformas que estavam sendo realizadas. Assim que a fumaça foi avistada, os bombeiros foram acionados e começaram a atrapalhar. No dia seguinte, o fogo foi declarado extinto. De acordo com o porta-voz dos bombeiros de Paris, Gabriel Plus, a estrutura estava “preservada na sua globalidade”.
A ação rápida dos bombeiros ajudou a salvar as relíquias da Paixão de Cristo, o tesouro da catedral e a evitar uma catástrofe irreversível. No entanto, os danos foram enormes: o telhado todo construído em carvalho foi consumido pelo fogo, e a emblemática agulha de Viollet-le-Duc desmoronou de seus 93 metros de altura.
Quatro anos depois
O governo da França logo lançou uma campanha para a reconstrução da Catedral. Hoje, quatro anos depois do incêndio, as obras estão bem próximas do fim. Neste dia 15, foi recuperada a base de madeira da agulha de Viollet-le-Duc. A base, uma estrutura de 80 toneladas, é o elemento central sobre o qual repousa a torre.
A reabertura de Notre-Dame já tem data marcada e será no dia 8 de dezembro de 2024, solenidade da Imaculada Conceição.