Papa da Igreja católica por quase 27 anos, João Paulo II foi canonizado em 27 de abril de 2014 pelo Papa Francisco
Jéssica Marçal
Da Redação
A Igreja católica celebra, nesta quinta-feira, 22, a memória litúrgica de São João Paulo II, que foi Papa de 1978 até 2005, quando morreu no Vaticano. A data escolhida para recordar o santo coincide com a data de início do seu ministério petrino.
O Papa Peregrino, como ficou conhecido pelas inúmeras viagens que fez em seu pontificado, foi canonizado pelo Papa Francisco no dia 27 de abril de 2014. A canonização foi celebrada com grande alegria pelos fiéis, que já no dia de sua morte, em 2 de abril de 2005, fizeram ecoar na Praça São Pedro, no Vaticano, os gritos “santo súbito”.
Acesse
.: Especial sobre a canonização de João Paulo II e João XXIII
Karol Jozef Wojtyla teve um dos pontificados mais longos da história. Foram quase 27 anos como Sucessor de Pedro, período recheado de atividades: visitou 129 países, escreveu 14 encíclicas, proclamou 476 santos e 1.318 beatos, só para citar alguns números.
Seu pontificado ficou marcado também pela atenção dada aos jovens e às famílias. Foi ele quem instituiu a Jornada Mundial da Juventude, em 1985, e o Encontro Mundial das Famílias. Outro feito importante de seu pontificado foi a promulgação do Catecismo da Igreja Católica.
Na Canção Nova, como uma forma de celebrar mais intensamente a data, a relíquia do santo – uma gota de seu sangue – estará exposta durante todas as Missas do dia no Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede da Comunidade, em Cachoeira Paulista (SP). Ao fim de cada Missa será dada a bênção com a relíquia. Os fiéis poderão participar das Missas nos seguintes horários: 6h, 7h, 12h e 17h30.