ISRAEL-PALESTINA

Hamas propõe cessar-fogo de 135 dias na Faixa de Gaza

O plano proposto pelo Hamas teria duração de quatro meses e meio durante o qual todos os reféns serão libertados e Israel deixará suas tropas fora da Faixa de Gaza

Da redação, com Reuters

Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, e Benjamin Netanyahu, premiê de Israel, discutem o acordo de paz proposto pelo Hamas / Foto: Reprodução Reuters

O Hamas propôs um plano de cessar-fogo que acalmaria as armas em Gaza durante quatro meses e meio, durante os quais todos os reféns seriam libertados, Israel retiraria as suas tropas da Faixa de Gaza e seria alcançado um acordo sobre o fim da a guerra.

A proposta do grupo militante — uma resposta a uma oferta enviada na semana passada por mediadores catarianos e egípcios e aprovada por Israel e pelos Estados Unidos —, surgiu durante o maior esforço diplomático até agora para uma suspensão prolongada dos combates.

Leia também
.: Um sinal de esperança para a população da Faixa de Gaza
.: Cardeal Pierbattista Pizzaballa comenta sobre o conflito na Faixa de Gaza

Um alto funcionário israelense disse que algumas exigências feitas pelo Hamas para um acordo de reféns não podem ser atendidas, de acordo com informações do Canal 13 divulgadas nesta quarta-feira, 7. O relatório, que não revelou o nome do responsável, citou-os como tendo dito que as autoridades israelitas iriam debater se rejeitariam completamente a proposta do Hamas ou pediriam condições alternativas.

A contraproposta do Hamas prevê três fases de trégua, com duração de 45 dias cada. Os militantes trocariam os reféns israelenses capturados em 7 de outubro por prisioneiros palestinos. A reconstrução de Gaza começaria, as forças israelitas retirariam-se completamente e os corpos e restos mortais também seriam trocados.

Detalhes do acordo

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chegou durante a noite a Israel depois de se reunir com líderes dos mediadores Catar e Egito.

Uma fonte próxima das negociações disse que a contraproposta do Hamas não exigia uma garantia de um cessar-fogo permanente no início, mas o fim da guerra teria de ser acordado durante a trégua, antes que os últimos reféns fossem libertados.

Ezzat El-Reshiq, membro do gabinete político do Hamas, confirmou que a proposta foi transmitida por meio do Qatar e do Egito a Israel e aos Estados Unidos.

“Estávamos ansiosos para lidar com isso com um espírito positivo para parar a agressão contra o nosso povo palestino e garantir um cessar-fogo completo e duradouro, bem como fornecer alívio, ajuda, abrigo e reconstrução”, disse ele à Reuters.

Segundo o documento, durante a primeira fase de 45 dias, todas as mulheres israelitas reféns, os homens com menos de 19 anos e os idosos e doentes seriam libertados, em troca da libertação das mulheres e crianças palestinianas das prisões israelitas. Israel também retiraria as tropas das áreas povoadas.

A segunda e a terceira fase do cessar-fogo

A segunda fase incluiria a libertação dos restantes reféns do sexo masculino e “a retirada das forças israelitas para fora das fronteiras de todas as áreas da Faixa de Gaza”.

Corpos e restos mortais seriam trocados durante a terceira fase. A trégua também aumentaria o fluxo de alimentos e outras ajudas para os civis de Gaza, que enfrentam fome e uma terrível escassez de suprimentos básicos.

Israel iniciou sua ofensiva militar depois que militantes de Gaza governada pelo Hamas mataram 1.200 pessoas e fizeram 253 reféns no sul de Israel em 7 de outubro — há exatos quatro meses. O Ministério da Saúde de Gaza afirma que pelo menos 27.585 palestinos foram confirmados como mortos na campanha militar de Israel, e teme-se que outros milhares estejam enterrados sob os escombros. Até agora, a única trégua durou apenas uma semana, no final de novembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo