Faixa de Gaza

Um sinal de esperança para a população da Faixa de Gaza

Quatro crianças recebem tratamento médico no hospital gerenciado pelo Vaticano em Roma

Da Redação, com o Vatican News

Foto: Ibraheem Abu Mustafa – Reuters

O Hospital Pediátrico Bambino Gesú, em Roma, concedeu o atendimento hospitalar na recuperação de quatro crianças de Gaza. O fato trouxe esperança para a população no território palestino, que ainda padece sob as consequências do conflito entre Israel e Hamas.

Em entrevista, o sacerdote da Custódia da Terra Santa, padre Ibrahim Faltas, manifestou a sua emoção ao ver as crianças sendo socorridas e com o atendimento médico: “Finalmente, conseguimos enxergar o sorriso nos olhos dessas crianças. Elas estão felizes porque saíram do inferno, como nos disseram. Para essas famílias, vir para a Itália era um sonho, agora conseguiram”.

Durante a ocasião, estavam presentes o presidente do hospital, Tiziano Onesti, e o Embaixador do Estado da Palestina na Santa Sé, Issa J. Kassissie. O momento ocorreu no final de uma visita às crianças que desembarcaram de Gaza na noite de segunda-feira, 29, no aeroporto de Roma-Ciampino. Quatro das quais serão tratadas no hospital gerenciado pelo Vaticano, em Roma.

Padre Faltas destaca também a importância do acolhimento que as crianças receberam no hospital. “É um sinal de que o Menino Jesus acolhe a todos, sem qualquer distinção. Todos eles são muçulmanos, vêm da Faixa de Gaza e cada um deles tem uma história particular por trás”.

Entre essas histórias está um pequeno garoto com um problema ortopédico, cujo pai, Mohamed Al Ashqar, um jornalista, viu 26 membros de sua família morrerem nos bombardeios enquanto sua esposa fugia para os Emirados Árabes, com duas outras filhas que também estavam doentes.

Para Tiziano, não seria possível tratar essas crianças em Gaza por falta de estrutura. “Essas crianças tinham doenças anteriores. Mas como era impossível tratá-las em Gaza, onde o hospital não existe mais, decidimos trazê-las para cá. Infelizmente, elas são poucas no momento, mas há muitas outras. É claro que, para eles, isso agora é uma esperança, embora, infelizmente, seja apenas uma gota em comparação com o grande problema que existe. Sentimos a necessidade de cuidar deles, com um sentimento de proximidade, independentemente da religião ou de outros fatores, porque isso é vida, e nós somos a favor da vida sempre”, afirmou o presidente do hospital.

O embaixador Kassisieh manifestou gratidão em nome do povo palestino “a todos aqueles que fizeram esse gesto em prol das crianças, que agora estão fora do cenário cruel”. Além disso, também recordou as orações que o Papa Francisco tem feito pelo país  e como ele “imediatamente pediu um cessar-fogo, ajuda humanitária”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo