FALTA DE LUZ

Governo e ONS se reúnem para investigar as causas do apagão

Mais de 20 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia elétrica na madrugada de hoje.
A pane no sistema durou cerca de duas horas em algumas áreas e foi provocada por um incêndio em uma subestação no Paraná.
As causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas.

Reportagem de Liana Nunes e Gusravo Galdino

A interrupção no fornecimento de energia começou por volta de 0h30 já no início desta terça-feira. O apagão atingiu todas as regiões do país. A causa foi um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, no Paraná. A estrutura teve que ser desligada às pressas, provocando um efeito em cadeia na rede de transmissão elétrica em todo o território nacional. 

“É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre leva para aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento”, apontou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

O incêndio na subestação do Paraná cortou a conexão entre as regiões Sul e Sudeste. Naquele momento, o Sul fornecia energia para o Sudeste, o que agravou a falha no sistema. A região Sul perdeu cerca de 1600 MW. No restante do país, um sistema automático tentou conter os danos, mas o Nordeste ainda teve um corte de 1900 MW, o Norte de 1600 e o Sudeste, o mais afetado, quase 5.000 MW. “Afeta mais a indústria porque ela está em pleno vapor também de trabalho. Agora os hospitais também, sobretudo porque você tem uma demora no retorno da energia, geralmente demora em média 2 horas.

Isso realmente compromete o snowbreak. E você tem que priorizar determinadas áreas. Então, além disso, também as famílias, porque quando retorna energia, muitas vezes e retorna uma carga que pode danificar o aparelho elétrico”, analisou o economista, César Bergo. 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o fornecimento foi restabelecido gradualmente e o sistema voltou à normalidade ainda durante a madrugada.

“O fundamental e importante foi o restabelecimento rápido do sistema e também tão importante quanto é que a gente agora apurando o que causou o início do processo de apagão, a gente possa evitar novos episódios”, completou o ministro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo