Direto da Filadélfia

Famílias e profissionais da comunicação chegam à Filadélfia

“Mais do que uma festa, será oportunidade de encontro com Deus”, diz responsável pela Imprensa Internacional

Por Rodrigo Luiz,
enviado especial à Filadélfia-EUA

Nesta segunda-feira, 21, o Centro de Convenções da Pensilvânia abriu as portas para receber participantes do Congresso Mundial das Famílias e profissionais da comunicação que trabalharão na cobertura do Encontro. Além da visibilidade que terá o evento, os organizadores trabalham para que resulte em frutos que perdurem. “Minha expectativa é enorme porque esperamos que a visita do Papa possa mudar muitos corações. Mais do que uma festa, será uma oportunidade de se aproximar de Deus”, afirma o responsável pela Imprensa Internacional, Santiago De La Cierva.

Bispo faz questão de participar do evento de mochila nas costas

“O grande tema deste encontro deve chamar nossa atenção: ‘O amor é a nossa missão’. Todos nós somos missionários do amor que Deus colocou em nosso coração. Essa é a nossa missão para que vivamos uma vida plena”, destaca o Bispo responsável pela Comissão Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Sousa.

IMG-20150921-WA0010

Bispo responsável pela Comissão Vida e Família da CNBB, D. João Bosco Barbosa de Sousa, em entrevista a TV Canção Nova – Foto: Rodrigo Luiz.

De mochila nas costas, Dom João Bosco faz questão de se colocar como peregrino. “Nossa vida é uma peregrinação rumo ao céu. Às vezes, levamos muitas coisas na mala. Se a gente vai pesado demais não é um bom missionário, mas ir de mãos vazias também não é o ideal. Por isso, a mochila é um bom sinal”, disse.

O Bispo referencial para as famílias da CNBB alerta que “o mais importante é o dom da família que o mundo está desprezando”. Ele recorda que a família sempre vai fazer parte da nossa vida toda e por isso é necessário que as pessoas se dediquem em valorizar a família como dom de Deus.

Acesse
.: Cobertura completa sobre o Sínodo da Família

Famílias de outros países marcam presença no encontro

O imigrante vindo da Índia, Martin Kallookaran, que vive há 9 anos na cidade norte-americana de Fênix, no Arizona acredita que a presença de famílias do mundo todo será uma inspiração para a vida das pessoas e um maior apreço por valores morais. Martin, que é casado e pai de quatro filhos, espera que os jovens se despertem para a beleza da família.

IMG-20150921-WA0009

Imigrante indiano Martin Kallookaran com os filhos Jerome e Juan – Foto: Rodrigo Luiz

Outro tema que Francisco deve evidenciar em seus discursos é a valorização dos idosos. O casal Silas Chandomba e Margaret Fungai tem netos nos Estados Unidos. Eles vieram do Zimbábue participar pela segunda vez do evento mundial. Em 2012, estiveram com o Papa Bento XVI e agora aguardam ver de perto o Papa Francisco. “O que mais atrai nele é o apelo por amor e paz”, afirmam.

IMG-20150921-WA0008

Casal do Zimbabué, silas Chandoba e Margaret Fungai, ao lado dos amigos participam do encontro pela segunda vez – Foto: Rodrigo Luiz.

Durante uma semana, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras com especialistas do mundo inteiro que abordarão a visão cristã sobre espiritualidade, educação dos filhos, direitos humanos, planejamento familiar, avós, sexualidade humana, homossexualidade, liberdade religiosa, casamento, celibato e divórcio.

Leia também
:.VIII Encontro Mundial das Famílias tem quase 12 mil inscritos
:. Sínodo e Encontro Mundial das famílias em pauta no Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo