Balanço dos preparativos

VIII Encontro Mundial das Famílias tem quase 12 mil inscritos

Coletiva no Vaticano apresentou balanço dos preparativos do Encontro Mundial das Famílias; até agora, são quase 12 mil inscritos, principalmente dos EUA

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Uma coletiva de imprensa no Vaticano nesta quinta-feira, 25, discutiu alguns preparativos para a oitava edição do Encontro Mundial das Famílias, que será realizado de 22 a 27 de setembro desse ano na Filadélfia. O tema do encontro será “O amor é a nossa missão. A família plenamente viva”.

“A celebração do VIII Encontro Mundial das Famílias é uma ocasião extremamente preciosa para colocar as famílias no centro da atenção da Igreja e da sociedade civil. Coloquemos as famílias no centro: é preciso! É saudável”, declarou o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, durante a coletiva.

Até o dia 15 de junho, foram registradas 11.821 inscrições para o VIII Encontro Mundial das Famílias, estando representadas entre essas mais de 100 nações. Os Estados Unidos estão em primeiro lugar no número de inscritos, seguido de Canadá, Vietnã, República Dominicana e Nigéria.  Desse total, 1.148 estão inscritos para o Congresso Jovem, destinados aos participantes com idade entre 6 e 17 anos.

Leia também
.: Vaticano anuncia membros brasileiros para o próximo Sínodo

Acesse
.: Cobertura completa sobre o Sínodo da Família

O trabalho voluntário conta com 6.100 pessoas qualificadas para esse tipo de atividade, sendo que 3.400 estão inscritas para os eventos. Uma observação feita pela organização é que nem todos os eventos foram fechados porque o itinerário completo da viagem papal ainda não foi divulgado. O maior número de voluntários é da Pensilvânia, com 2000 inscritos.

“É interessante notar que há pelo menos 37 voluntários de 80 anos de idade. Mais de 30% (33%) dos voluntários reembolsou os custos da inscrição para o Encontro Mundial das Famílias – Filadélfia 2015”, refere o comunicado entregue hoje à imprensa.

Transportes

Recentemente, a organização do evento anunciou o lançamento de um site oficial para Registro de Ônibus. Todos os ônibus alugados ou privados devem se registrar para assegurar às paróquias, às agências de viagem e aos grupos privados o acesso aos estacionamentos dedicados nos dias 26 e 27 de setembro, que serão concedidos conforme ordem de chegada. Sendo o ônibus um dos meios de transportes mais idôneos, os organizadores do evento estão programando a contratação de mais 5000 unidades.

Haverá também dois guias, o “KnowB4UGoPHL” e o “Playbook da visita papal” com todas as informações detalhadas e atualizadas sobre trajetos do transporte público e sobre os horários. O Playbook da visita papal é particularmente destinado aos residentes locais, pessoas que moram e trabalham dentro e fora da Filadélfia.

Com relação ao alojamento, mais de 1600 pessoas se inscreveram no programa “Hospede uma família” para oferecer a própria casa como hospedagem durante o evento. Pessoas interessadas em participar do programa podem encontrar informações detalhadas no site “www.worldmeeting2015.org/get-involved/host-a-family”. Além dessa opção, há também 65.000 quartos de hotel próximos à Filadélfia.

Confira também
.: Hino do Encontro Mundial das Famílias 2015

Em nota, o arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput, comentou os preparativos para o Encontro. “Estou muito contente com os progressos que fizemos na programação do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia. (…) A visita do Santo Padre terá um belo início com os eventos do Congresso [sobre família] e a Filadélfia poderá viver uma belíssima e extraordinária semana de celebrações”.

Também estavam presentes na conversa com a imprensa o bispo auxiliar de Filadélfia, Dom John J. McIntyre, e o casal Jerry e Lucille Francesco, da arquidiocese de Filadélfia e que são casados há 50 anos.

Sobre o Encontro Mundial das Famílias

Os Encontros Mundiais das Famílias começaram em 1994, Ano da Família, por iniciativa do então Papa João Paulo II. A proposta é reforçar no mundo os laços da família.

As edições já realizadas foram em: Roma (1994), Rio de Janeiro (1997), Roma (2000), Valência (2006), Cidade do México (2009) e Milão (2012). O encontro é realizado a cada três anos. Essa será a primeira edição nos Estados Unidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo