Tem início nesta sexta-feira a I Conferência anual "João Paulo II sobre o Diálogo entre as Religiões". O evento será realizado na Pontifícia Universidade Angelicum, em Roma.
A inauguração será feita pelo rabino norte-americano Jack Bemporad, rabino-chefe da comunidade de Nova Jersey. Ele vai falar antes do arcebispo de Washington, Dom Donald W. Wuerl, que vai falar sobre "Os elos que unem as religiões mundiais: um terreno comum para a busca da paz no mundo".
A idéia do Congresso nasce do fato de que existe um terreno comum que constitui a essência do "ser pessoa religiosa", apesar de cada tradição religiosa desenvolver diferentes avaliações sobre a realidade.
"Ao invés de ver a religião como fonte de conflitos e violência, devemos olhar para seus elementos positivos, vitais e edificantes, que constituem a essência do ensinamento das grandes religiões do mundo, exaltando o papel construtivo da fé nas nossas relações dentro e fora das nações", afirma Dom Wuerl, adiantando trechos de seu pronunciamento desta manhã.