Finalmente livre !

Em livro, Asia Bibi conta sua experiência de fé durante os 9 anos de prisão

“Meu nome é Asia e devo minha vida a você”, assim agradece e conclui o livro escrito para narrar sua história de sofrimento e superação, e sobretudo, de fé

Da Redação, com Vatican News

A paquistanesa Asia Bibi lançou um livro para contar os mais 9 anos de prisão vividos por uma falsa acusação de Blasfêmia. São páginas emocionantes de quem preferiu a morte do que negar a fé cristã. Asia Bibi recebeu o 37º prêmio literário de direitos humanos por este livro “Finalmente livre!” que, escrito em conjunto com a jornalista francesa Anne-Isabelle Tollet para as edições du Rocher, conta a sua história.

Livro de Asia Bibi, em edição italiana / Foto: Divulgação

É um grito de agradecimento indissoluvelmente ligado à história de um calvário feito de quase 10 anos de prisão, de espancamentos, humilhações, celas frias, medo. Mas, acima de tudo, distância de suas duas filhas, ainda pequenas meninas, e de seu esposo Ashiq. É o grito de uma inocente, um campinesa católico de Ittan Wali, uma pequena aldeia na remota província de Punjab, no Paquistão.

Asia Bibi foi condenada à morte por blasfêmia por um tribunal distrital de Nankana em 2010. Uma decisão confirmada pelo Tribunal Superior de Lahore em 2014. Em 31 de outubro de 2018, por inconsistência de provas, Asia foi absolvida pelo Supremo Tribunal Paquistão. Posteriormente o Supremo tribunal rejeitou o pedido de reabertura do julgamento. Asia então teve que passar meses escondida em Karachi, antes de partir para o Canadá, onde desde maio de 2019 vive com sua família sob um nome falso para escapar da raiva dos fundamentalistas.

Tudo teve início em 14 de junho de 2009 , quando Asia bebia água num poço, sob 40º graus, enquanto trabalha nos campos. Algumas mulheres a acusam de ter contaminado o recipiente para tirar água, de ser “impura” e de ter ofendido Maomé. Ele acaba na prisão já em 19 de junho. Desde então, ocorreram acontecimentos que ligam esta humilde camponesa analfabeta à história dos grandes da terra e a tornam conhecida em todo o mundo. Porque, apesar de si mesma, a Ásia se torna um símbolo e sua história está ligada àquela lei de blasfêmia que afeta a todos no Paquistão, cristãos e muçulmanos.

Dor e gratidão

Quem acompanhou a sua história desde o início, reler mais de perto o seu caminho ao longo dos anos, conhecer pelas suas próprias palavras os momentos de esperança, só pode se comover profundamente. Além de se impressionar com a experiência vivida por ela, que sabe que é graças ao “sim” ao bem e a Deus de tantas pessoas que hoje sua história pode ser contada.

Como o “sim” da jornalista francesa, Anne-Isabelle Tollet que conseguiu de várias maneiras mobilizar a opinião pública internacional chegando à ONU e fundou um comitê internacional para salvar a mulher paquistanesa. E ela escreve este terceiro livro sobre a Ásia, finalmente assinando-o junto com aquela por quem lutou por anos.

O livro relembra os 3.421 dias na prisão, que começam com uma coleira de metal apertada. O medo de ser morta mistura-se nas memórias com aquelas noites de espancamentos repentinos, com o período de doença, com humilhações, com ultrajes, até com um momento de desânimo que abre espaço, ainda que por um instante, para o pensamento da morte pelos diversos sofrimentos

Mas a fé vence. Na verdade, a fé é o outro grande protagonista deste livro. Asia, que poderia ter sido salva se tivesse renunciado, não o faz. O livro relata suas súplicas ao Senhor nos piores momentos, bem como os lampejos de esperança que às vezes se abriam como quando o governador de Punjab, Salmaan Taseer, um muçulmano, e o ministro cristão para as minorias, Shabhaz Bhatti, a visitavam. Ambos pagaram com a vida em 2011 pelo compromisso de salvar Asia Bibi. Entre tantas pessoas que passaram por sua história, em um capítulo a Asia lembra, com afeto, a proximidade de Bento XVI e do Papa Francisco que, entre outras coisas, no dia 24 de fevereiro de 2018 recebeu o marido e a filha da jovem em audiência privada.

O livro também contém a história do que significa ser cristão no Paquistão, especialmente em pequenas aldeias, onde muitas vezes existe o risco de multidões enfurecidas ficarem cegas sem sequer esperar pelo veredito dos juízes. Para as mulheres é pior: acontece que meninas cristãs são sequestradas, estupradas, forçadas a se converter e dadas em casamento sem pedir sua opinião. Mas Asia também fala de esperança com a eleição do primeiro-ministro Imra Khan, que prometeu defender os cristãos perseguidos e todos os oprimidos e que, de fato, acolheu sua absolvição.

“Meu nome é Ásia e devo minha vida a você”

“Se naquela manhã de 14 de junho … uma das minhas filhas estivesse com febre … se eu não estivesse com sede … não estaria aqui na sua frente. Não conheço palavras fortes o suficiente para expressar minha gratidão a você. Você me permitiu resistir e não desistir. Você me deu força e esperança e hoje continua a me homenagear lendo este livro. Meu nome é Ásia e devo minha vida a você”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo