Padre Joaquim Rego, 58 anos, foi eleito Superior Geral dos Passionistas em seu 46º Capítulo Geral, que se concluirá no próximo dia 7 de outubro, com uma solene concelebração presidida por ele, após três semanas de trabalho intenso.
Ele nasceu em 16 de agosto de 1954, em Yangon, Myanmar, e era, até o momento, Provincial da Província do Espírito Santo, Austrália. Padre Joaquim foi ordenado sacerdote em 1981 e sucede ao padre Ottaviano D’Egídio, italiano, que conduziu a Congregação durante os últimos doze anos.
Nos próximos seis anos, padre Joaquim Rego estará atento às novas linhas de ação propostas pelos capitulares, à luz da Mensagem que lhes enviou o Papa Bento XVI: identidade e testemunho do carisma; justiça, pobres e integridade da criação; evangelização e nova evangelização; formação e espiritualidade passionista, leigos, jovens.
A Congregação da Paixão de Jesus Cristo , cujo carisma é a contemplação da Paixão de Cristo, baseando a vida de seus religiosos, nos dois pilares da oração e da pregação, foi fundada por São Paulo da Cruz no Século XVIII e possui hoje 2.100 membros.