Novo apelo

Crise na Venezuela: bispos voltam a se pronunciar pedindo o bem do povo

Episcopado venezuelano convida os cidadãos a participarem de uma consulta popular “legítima” convocada pela oposição 

Rádio Vaticano 

A Conferência Episcopal Venezuelana voltou a se pronunciar sobre a crise no país. Na tarde desta quarta-feira, 12, o Secretário-Geral dos Bispos, Dom Víctor Hugo Basabe, se reuniu com a imprensa para divulgar uma “mensagem urgente” a toda a população.

Dom Basabe disse que não houve qualquer resposta à carta enviada segunda-feira passada ao presidente Nicolás Maduro, na qual os bispos pediam o anulamento da Assembleia Nacional Constituinte.

Confira também
.: Venezuela: Igreja Católica denuncia violações dos Direitos Humanos
.: Países do Mercosul repudiam violência na Venezuela
.: Na Venezuela, manifestantes invadem assembleia e atacam parlamentares

O secretário-geral definiu a proposta como “indigna”, “desnecessária”, destinada somente a potencializar os conflitos em andamento. E convidou os cidadãos a participarem de uma consulta popular “legítima” convocada pela oposição, a Assembleia Nacional, no próximo domingo, 16, para que as pessoas digam “aquilo que pensam”.

Forças Armadas e grupos paramilitares

O secretário-geral leu na íntegra a Exortação, na qual é dirigido o enésimo apelo para que o bem do povo venezuelano esteja em primeiro lugar. De modo especial, os bispos se dirigem às Forças Armadas, para que “atuem com verdade e justiça”. E denunciam a ação de grupos paramilitares ilegais, que agem sob o “olhar complacente das autoridades”.

A Igreja manifesta sua solidariedade às pessoas que passam por dificuldades financeiras, “sem saúde e segurança”. O texto menciona também o Papa Francisco, que acompanha de perto a situação.

Leia também
.: Apelo do Papa pela Venezuela: que cesse toda violência

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo