Papa participou dos trabalhos deste ciclo de reuniões; leitura da nova constituição apostólica continuará em abril
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Terminou nesta quarta-feira, 19, um novo ciclo de reuniões do Conselho de Cardeais, que auxilia o Papa na reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja.
O Conselho vem trabalhando na nova Constituição Apostólica que, uma vez aprovada, substituirá a Pastor Bonus, promulgada por João Paulo II.
Neste ciclo de reuniões, eles se dedicaram à leitura aprofundada e revisão do novo texto, reelaborado à luz das contribuições oferecidas pelor organismos da Cúria Romana e de alguns especialistas, e seguindo também algumas sugestões recebidas nas últimas semanas de cardeais residentes em Roma. A leitura do texto continuará na próxima sessão, prevista para abril.
O Papa Francisco participou dos trabalhos, mas estava ausente na reunião desta manhã devido à audiência geral na Sala Paulo VI. Ele marca presença no encontro da tarde, fechando este ciclo de reuniões.
Participaram do encontro seis cardeais: Pietro Parolin, Óscar A. Rodríguez Maradiaga, S.D.B., Reinhard Marx, Seán Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., Giuseppe Bertello e Oswald Gracias. Com eles, também o secretário do Conselho, Monsenhor Marcello Semeraro, e o secretário adjunto, Monsenhor Marco Mellino.
O Conselho de Cardeais foi criado pelo Papa Francisco em 2013, tendo sua primeira reunião em 1º de outubro daquele ano.