No Vaticano

Conselho de Cardeais finaliza revisão do esboço da nova Constituição Apostólica

O Papa Francisco e os membros do Conselho dedicaram três dias à releitura e modificações do novo documento

Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé 

Foi concluído, nesta quinta-feira, 19, a 31ª reunião do Conselho dos Cardeais (C6), no Vaticano. O encontro teve início na última terça-feira, 17 e se concentrou na releitura e modificação do esboço da nova Constituição Apostólica. O documento tem como base as contribuições recebidas das conferências episcopais, as observações precisas dos dicastérios da Cúria Romana e as sugestões fornecidas pelos órgãos interessados.

Essa primeira releitura, finalizada neste encontro, foi uma etapa de escuta e reflexão que responde às indicações do Santo Padre no sentido de comunhão e sinodalidade.

Leia também:
.: Reforma da Cúria Romana: Papa se reúne com Conselho de Cardeais
.: Conselho de Cardeais volta a reunir-se no Vaticano

A próxima reunião está prevista para 2, 3 e 4 de dezembro de 2019. O Conselho também definiu o calendário de reuniões para 2020.

Estavam presentes nos trabalhos o cardeal secretário de estado, Pietro Parolin; cardeal, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, S.D.B.; cardeal, Reinhard Marx; cardeal, Seán Patrick O’Malley; O.F.M. Cap.; cardeal, Giuseppe Bertello; e o cardeal, Oswald Gracias. O secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro; e o secretário adjunto, Dom Marco Mellino também participaram das reuniões.

O Santo Padre participou ativamente dos trabalhos e, também nesta manhã, dos compromissos pontifícios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo