Cúria Romana

Conselho de Cardeais realiza última reunião do ano no Vaticano

Os cardeais se reuniram cinco vezes no Vaticano, neste ano, para a elaboração de uma nova Constituição Apostólica 

Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Teve início nesta segunda-feira, 2, a 32ª Reunião do Conselho dos Cardeais. O Papa Francisco participou do encontro que trabalha na elaboração da nova Constituição Apostólica referente a reforma da Cúria Romana.

O documento, que tem como título provisório Praedicate evangelium, terá como base as contribuições recebidas das conferências episcopais, as observações precisas dos dicastérios da Cúria Romana e as sugestões fornecidas pelos órgãos interessados.

Leia também: 
.: Papa indica 12 passos para a reforma da Cúria Romana

Fazem parte dos trabalhos, o secretário de estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, S.D.B., cardeal Reinhard Marx, cardeal Seán Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., cardeal Giuseppe Bertello e o cardeal Oswald Gracias. Além do secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro e o secretário adjunto, Dom Marco Mellino.

No encontro anterior, realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, foi definida a agenda das reuniões de 2020. Este encontro, o último do ano, será concluído na próxima quarta-feira, 4.

O grupo criado pelo Papa Francisco se reúne periodicamente desde outubro de 2013, principalmente para a reorganização dos dicastérios do Vaticano. Neste ano, os cardeias tiveram cinco reuniões em Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo