17 a 19 de fevereiro

Conselho de Cardeais volta a se reunir no Vaticano

Reunião começou hoje na presença do Papa Francisco e segue até quarta-feira, 19

Da Redação

Começou nesta segunda-feira, 17, na presença do Papa Francisco, a 33ª reunião do Conselho de Cardeais, que auxilia o Papa no governo da Igreja e reforma da Cúria Romana. Os trabalhos seguem até quarta-feira, 19.

Na última reunião, realizada em dezembro passado, o Conselho aprofundou dois aspectos: as relações entre a Cúria e as Conferências Episcopais e a presença dos fiéis leigos, homens e mulheres, nos papeis decisórios nos departamentos da Cúria e nos outros organismos da Igreja. Eles também se dedicaram ao estudo das bases teológico-pastorais destes aspectos.

Desde setembro do ano passado até poucos dias antes do início do último ciclo de reuniões, continuaram chegando algumas sugestões sobre o texto da nova Constituição Apostólica, cuja leitura e avaliação estavam previstas para essa sessão de fevereiro.

O Conselho de Cardeais foi criado pelo Papa Francisco em 2013, tendo sua primeira reunião em 1º de outubro daquele ano. Entre as atribuições, os membros estudam a revisão da Constituição apostólica Pastor Bonus, sobre a Cúria Romana.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo