Celam

Colômbia e Venezuela: bispos analisam realidade migratória na fronteira

Encontro “Caridade na fronteira” discutiu e analisou atual realidade migratória vivida na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela

Da redação, com Celam

/ Foto: Celam

Analisar a realidade migratória vivida na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. Este foi o principal objetivo do encontro “Caridade na fronteira” que reuniu bispos das dioceses localizadas nas fronteiras dos dois países. O encontro, encerrado na última sexta-feira, 31; aconteceu em Cúcuta, na Colômbia, e foi convocado pela seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano.

Leia mais
.: Migrantes e refugiados: “Proteger, promover e integrar, pede Papa
.: Como os refugiados e migrantes reconstroem suas vidas?
.: Acolher os refugiados e migrantes com compaixão

Durante a reunião, os bispos refletiram sobre as situações de migração existentes nas fronteiras, visando a criação de atividades de caridade em favor das pessoas que estão em situação de migração na Colômbia e na Venezuela. Também foram analisados os desafios pastorais surgidos com o grande fluxo de mobilidade humana entre os países, para que sejam apresentados resultados e respostas pelas dioceses.

Leia também
.: O que o Papa Francisco fala sobre o migrante e refugiado?
.: Migrantes e refugiados: contribuições e desafios do presente

Uma colaboração entre as dioceses dos dois países também foi proposta pelos bispos. Para o clero reunido no encontro, a ajuda pode gerar maior eficácia nos esforços da Igreja. Na conclusão da reunião, os participantes reforçaram o compromisso em ajudar de modo espiritual e material os migrantes e as comunidades afetadas por esta realidade.

Leia mais
.: Número de pedidos de refúgio mais que dobra no Brasil em 2018

Participaram da reunião os Núncios Apostólicos da Colômbia e Venezuela, os representantes das Conferências Episcopais da Colômbia e da Venezuela, os representantes do Conselho Episcopal da América Latina, os bispos das dioceses da fronteira, os representantes da Cáritas Colômbia, da Cáritas Venezuela, da Cáritas Internacional e da Comissão Internacional Católica para Migração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo