Mensagem

Bispos da América Latina pedem paz e reiteram: "Guerra só traz morte"

“Somamos nossas orações pela paz no mundo”, diz Presidência do Celam em mensagem de paz divulgada nesta quarta-feira, 8

Da redação, com Vatican News

Diante dos conflitos internacionais recentes, a Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (Celam) divulgou uma mensagem aos católicos pedindo que se unam em oração ao Papa, pela paz no mundo. O Celam recorda o pedido de Francisco para que as partes envolvidas nos conflitos priorizem o caminho do diálogo, a resolução pacífica das disputas e o respeito irrestrito ao direito internacional.

“Em unidade com o Papa Francisco, somamos nossas orações pela paz no mundo, pelo fim dos conflitos que fazem sofrer famílias e povos inteiros e, em particular, pela grave tensão que se vive atualmente entre vários países: a guerra só traz morte e destruição”, escreveu a presidência do conselho em sua mensagem.

Leia também
.: “A guerra traz apenas morte e destruição”, afirma Papa
.: “Diálogo sensato e civilizado”, pede Patriarca Sako aos EUA e Irã

Neste contexto, os bispos recordaram o que o Papa Pio XII disse: “O perigo é iminente, mas ainda há tempo. Nada se perde com a paz; tudo se perde com a guerra”. O Celam declarou rejeitar todas as formas de violência e fratura social e apelou às grandes nações do mundo, especialmente aos seus líderes, ao respeito mútuo, à concórdia e à boa compreensão, para que não poupem esforços para evitar um cenário de maior tensão.

“Caminhemos e rezemos juntos para que nunca mais na nossa história tenhamos de nos envergonhar da forma como um ser humano eliminou o outro porque não foi capaz de dialogar e encontrar consenso para caminhar juntos”.

Neste tempo de Epifania, o Celam destacou a manifestação de Jesus como Salvador de todos os homens e convidou as Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe e as Conferências Episcopais do mundo, unidas ao Santo Padre, a realizar dias de oração pela Paz. “Que Maria, nossa Mãe, Rainha da Paz, nos conceda este presente”, concluiu a presidência da conselho.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo