América Latina

Celam manifesta apoio aos países que vivem problemas sociais e políticos

A mensagem tem como título “Caminhando juntos pela paz de nossos povos” e é destinada às Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe

Da Redação, com Agência Fides 

A Presidência do Conselho Episcopal Latino – Americano, Celam, divulgou uma mensagem a todos os países latinos que enfrentam momentos de grave instabilidade social e política. O conselho se reuniu em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 19 a 21 deste mês, para discutir a renovação e reestruturação do Celam.

Presidente do Celam, Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte / Foto: Conselho Episcopal Latino-Americano

A mensagem tem como título “Caminhando juntos pela paz de nossos povos” e é destinada ao povo de Deus e às Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. O documento confirma a proximidade do Celam aos povos latino-americanos que estão passando por séria instabilidade, bem como sua solidariedade com as igrejas das diferentes nações que testemunham sua fé, a rejeição de todas as formas de violência e divisão social que precisam de um discernimento evangélico dos eventos e do diálogo entre irmãos.

Nos últimos meses e semanas – destaca o texto – em países irmãos como Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Haiti, Nicarágua e Venezuela, estão ocorrendo grandes mobilizações de cidadãos, protestando contra as desigualdades e injustiças resultantes do pecado institucionalizado, dando as costas aos mais pobres e marginalizados. Essas mobilizações em muitas ocasiões foram severamente reprimidas.

Leia também:
.: Presidente do CELAM envia mensagem aos países latinos em crise social

“O discernimento evangélico sobre essas realidades, que são verdadeiros sinais dos tempos, é urgente e necessário e Jesus Cristo é o único que pode realmente resgatar pessoas e sociedades”, recorda a mensagem. Os bispos afirmam que todas as iniciativas de diálogo pela paz que permitem reconstruir o tecido social danificado são válidas. “Somente com a amizade cívica e o compromisso de solidariedade, especialmente com os mais pobres e excluídos, podemos enfrentar esta crise para avançar em direção a um futuro compartilhado mais esperançoso. Não devemos desanimar ao promover o diálogo para vivermos juntos a paz social e o bem comum”, destaca nota.

Citando São Paulo, a Presidência do Celam exorta “a vencer o mal com o bem” e, como Igreja e povo de Deus, trabalhem pela reconciliação e pela paz. Em seguida, convida as autoridades a assumirem suas responsabilidades, garantindo o bom funcionamento de seus respectivos países e instituições. Da mesma forma, todos os cidadãos devem participar com responsabilidade pelo bem comum da nação e, assim, derrotar a insegurança, a corrupção, a impunidade, a violência e todas as sementes da morte. “A violência não é combatida com violência. Destruir nossos países não é a solução real. É hora de agir como irmãos e não como inimigos”, afirmam os bispos.

Ao concluir, a Presidência do Celam enfatiza que “todos os povos são responsáveis ​​uns pelos outros”, portanto, pede que “as grandes nações do mundo respeitem a caminhada de cada país, por menor que sejam, deixando de lados seus próprios interesses e optando pela ajuda solidária”. Os bispos invocam a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe pela América Latina, para que em todos os países haja amor a Deus. Os bispos pedem por dignidade e o dom de liberdade, por meio do qual a verdadeira justiça e paz são possíveis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo