A Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, a ser realizada no dia 13 de maio deste ano na cidade de Aparecida, SP, terá a presença do Papa Bento XVI.
Nesta sexta-feira, 12 de janeiro, o Pe. David Gutiérrez, diretor de Imprensa do Conselho Episcopal Latino-americano, o CELAM, esteve na Santa Sé em um encontro com os jornalistas para informar sobre os preparativos deste evento episcopal.
O tema do encontro, escolhido pelo próprio Papa, será “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos tenham Nele a vida – eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. O enfoque principal abordado pelo Pe. David Gutiérrez foi a preocupação de muitos fiéis latino-americanos que têm deixado o catolicismo.
"Temos sido atacados pelas seitas. Porém o problema não são as seitas, o problema são nossos fiéis”, disse o sacerdote, declarando que a Conferência se centralizará nos fiéis em Cristo e em caráter misisonário. ”Não é somente uma fé ‘intimista’, mas uma fé que deve ser compartilhada com os demais”, declarou.
Pe. David Gutiérrez também explicou à imprensa sobre a dinâmica das atividades do CELAM e do número dos participantes: – 24 sacerdotes diocesanos: 22 das conferências episcopais, além de 1 do Brasil e um do México. – 23 religiosos (entre homens e mulheres) escolhidos por cada conferência episcopal. – 4 diáconos. – 17 leigos, entre homens e mulheres. – 6 representantes ecumênicos. – 5 membros dos organismos de apoio à Igreja na Anmérica Latina. – 15 experts em diversos campos (teologia, direito canônico, realidade social, entre outros).
Num total de 270 participantes, esse número não está fechado, é o número mínimo pois o Papa poderá nomear outras pessoas.