CNBB

Cardeal Jaime toma posse de título de igreja em Roma

A cerimônia ocorreu em Roma, na Igreja de São Gregório Magno na Magliana Nova, oportunidade em que o presidente da CNBB tomou posse do título

Da redação, com CNBB

Dom Jaime Spengler durante a missa na igreja de São Gregório Magno na Magliana Nova / Foto: Joyce Mesquita – CN

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Jaime Spengler, tomou posse, neste sábado, 8, do título da Igreja de São Gregório Magno na Magliana Nova, em Roma. A cerimônia solene ocorreu às 18h e contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas e membros do clero. Na tradição da Igreja, ao ser criado cardeal, cada membro do Colégio Cardinalício recebe o título de uma igreja em Roma, simbolizando sua ligação com o Papa e com a diocese de Roma.

Leia também
.: Presidência da CNBB prossegue com agenda de audiências em Roma

Durante a homilia, dom Jaime Spengler destacou a centralidade da Palavra de Deus na missão evangelizadora da Igreja, afirmando: “A Palavra é luz para os nossos passos.” O Cardeal também questionou a comunidade: “O ensinamento de Jesus te encanta hoje?” e reforçou a identidade e responsabilidade dos fiéis: “Todos nós somos Igreja, somos batizados.”

O arcebispo ressaltou ainda a necessidade de renovação da comunidade por meio da Palavra de Deus: “Se queremos renovar nossa comunidade, somos convidados a partirmos da Palavra.” E enfatizou a relação entre vocação e missão evangelizadora: “Nenhum pode evangelizar se não é chamado e nenhum pode considerar-se chamado se não evangeliza.”

Dom Jaime Spengler na Igreja de São Gregório Magno na Magliana Nova / Foto: Joyce Mesquita – CN

Por fim, dom Jaime reconheceu o trabalho social desenvolvido na paróquia de São Gregório Magno, destacando a importância da evangelização através da ação concreta: “Don Stefano, parabéns pelo trabalho social nesta paróquia, isso é evangelizar.”

Conselhos às crianças e jovens

Ao final da celebração, o Cardeal dom Jaime Spengler e padre Stefano Meloni trocaram presentes em sinal de fraternidade e comunhão. O Cardeal concluiu a cerimônia dirigindo-se aos jovens e crianças do movimento Scout, que realizaram o canto litúrgico, deixando-lhes três conselhos: “À vocês jovens e crianças três conselhos: Primeiro: Estudem! Segundo: estudem! Terceiro: estudem!”

O título cardinalício da Igreja de São Gregório Magno na Magliana Nova ficou vacante desde 26 de agosto de 2023, quando faleceu, aos 89 anos, seu último titular, o cardeal brasileiro Geraldo Majella Agnelo. Com a posse de dom Jaime Spengler, a tradição do vínculo entre essa igreja romana e o episcopado brasileiro se mantém, fortalecendo ainda mais os laços entre a Igreja no Brasil e a Sé Apostólica.

Entre os presentes estavam o primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva; o segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers; além de Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo de Nova Friburgo (Brasil); Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil; Dom Vittorio Francesco Viola, Secretário do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano; padre Stefano Meloni, pároco da Paróquia de São Gregório Magno na Magliana; padre Lucas de Santa Cruz, vigário paroquial da paróquia de São Gregório Magno; e uma comitiva de padres residentes no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, acompanhados pelo padre Valdir Cândido de Morais, Reitor do Colégio, e pelo padre Antonio Marcos Depizzoli, diretor de estudos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo