G8 na Itália

Bento XVI vai receber Obama e outros líderes do G8

A Casa Branca informou, nesta quarta-feira, 24, que o Papa Bento XVI vai receber o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em audiência particular, no dia 10 de julho.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, Obama vai conversar com o Papa após participar da cúpula do G8, o grupo dos sete países mais ricos e a Rússia, que será realizada na cidade italiana de Áquila, entre 8 e 10 de julho.

Após o encontro com o Pontífice, o presidente norte-americano vai se reunir com o secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Tarcisio Bertone.

Nestes dias, intensifica-se o trabalho das duas chancelarias a fim de que o primeiro encontro entre Bento XVI e Obama não seja somente um evento midiático. “Serão discutidas várias questões importantes, como a confiança de ambos na dignidade de todas as pessoas”, adiantou Robert Gibbs, anunciando que Obama estará acompanhado pela primeira-dama, Michelle.

Na agenda do Papa destes primeiros dias de julho, constam outras audiências importantes devido à presença, na Itália, dos líderes das maiores potências mundiais.

No dia 9, será a vez do primeiro ministro canadense, Stephen Harper, e ainda vai ser definida a data do encontro com o premiê australiano, Kevin Rudd.

Além disso, de acordo com o diretor da Sala de Imprensa, padre Federico Lombardi, no dia 7, o Pontífice receberá audiência o primeiro premiê católico da história do Japão, Taro Aso. Será também o primeiro encontro entre um líder da Igreja católica e um líder japonês desde 1999, quando Keizo Obuchi foi recebido por João Paulo II.

A Cidade do Vaticano e o Japão mantêm relações diplomáticas estáveis desde 1952, depois de uma breve interrupção durante a II Guerra Mundial.

Leia mais
.: Líderes religiosos discutem temas da reunião do G8

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo