Monsenhor Jonas Abib contagiou as pessoas com seu jeito de anunciar Deus também através da música
Reportagem adaptada de Elaine Santos
Um dos legados do Monsenhor Jonas Abib sem dúvida é sua contribuição para a música católica. O sacerdote a transformou com sua ousadia de querer tornar Jesus conhecido, trazendo uma nova musicalidade e contagiando as pessoas com seu anúncio de um Deus simples e tão próximo.
Braços erguidos, palmas e a melodia animada acompanhada de vários instrumentos são frutos da experiência carismática de Monsenhor Jonas Abib. A novidade dos retiros e grupos de oração encheu estádios, chegou às celebrações litúrgicas e revolucionou a evangelização.
Sua voz rouca e firme deu tom a novos acordes e ensinamentos transformados em canção. Essa ousadia vinda da vontade do Espirito Santo mudou os rumos da música católica. “É difícil hoje você conversar com um músico, cantor, com um missionário da música católica que não tenha no livro da sua história páginas com o Monsenhor Jonas Abib”, testemunhou a cantora Adriana Arydes em reportagem que foi ao ar no Canção Nova Notícias em dezembro de 2021, nos 57 anos de vida sacerdotal do padre. Reveja a seguir:
Ao lado do padre Jonas, a cantora Adriana entendeu que o dom é também uma missão. “Utilizar-se dessa ‘arma’ que Deus nos deu que é a arte, a música, para realmente a canção transformar a vida do outro”.
Toda uma geração de cantores católicos se fez a partir desse impulso de Monsenhor Jonas. A música foi uma das inspirações para chegar ao coração de tantas pessoas. Um jeito simples e eficaz de comunicar Jesus. Aprender a cantar foi uma necessidade física para tratar a gagueira, mas até isso foi instrumento do Espírito Santo na vida de Monsenhor Jonas Abib.
As composições do sacerdote foram realizadas em ritmos, mas também verdadeiras orações cantadas. Um legado para a música católica que começou com o “sim” de um coração dócil à vontade de Deus.