JANEIRO DE 2023

Vaticano sediará eventos sobre o legado de São Pedro

A Sala de Imprensa da Santa Sé recebeu os Cardeais Ravasi e Gambetti para apresentar a iniciativa ‘Lectio Petris: o Apóstolo Pedro na História, Artes e Cultura’, que vai até a primavera de 2023

Da redação, com Vatican News

Até janeiro de 2023, o Vaticano sediará um evento dedicado ao legado de Pedro na Igreja / Foto: Arquivo

O Vaticano sediará a ‘Lectio Petri: o Apóstolo Pedro na História, Artes e Cultura’, uma série de encontros sobre a vida e o ministério de São Pedro, abertos ao público na Basílica de São Pedro.

Este novo projeto foi apresentado nesta quinta-feira, 20, na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente emérito do antigo Conselho Pontifício para a Cultura e fundador do Pátio dos Gentios, e pelo Cardeal Mauro Gambetti, Vigário Geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano, Arcipreste da Basílica de São Pedro e Presidente da Fábrica de São Pedro.

A série consiste em quatro encontros, no cenário evocativo da Basílica do Vaticano e com um formato inédito e original, para explorar a vida e o ministério do Apóstolo Pedro na história, nas artes e na cultura.

O evento está sendo organizado pela Basílica, a Fundação Fratelli tutti e o Pátio dos Gentios.

São Pedro, uma figura fascinante e complexa

Durante a coletiva de imprensa, o Cardeal Ravasi enfatizou a atual revelação de São Pedro. “Pedro é uma figura fascinante e complexa, também narrada nos Evangelhos, com suas fraquezas e fragilidades. Sua história está repleta de momentos diferentes, quase poderíamos chamá-los de ‘fases’, as mesmas que um fiel pode passar hoje: vocação, crise — resultando em traição —, e, então, sua conversão e reabilitação final”.

O cardeal, que completou 80 anos esta semana, explicou que Pedro é “um personagem um tanto moderno”, que merece ser explorado em profundidade e é relevante para os tempos contemporâneos. “Pedro foi um mediador entre as igrejas judaico-cristã e pagã e, segundo o apóstolo Paulo, foi a primeira testemunha oficial da ressurreição de Cristo, impactando não apenas a fé e a tradição católicas”.

Iluminando o rosto da ‘nossa’ Igreja

Da mesma forma, o Cardeal Gambetti descreveu o programa como algo valioso. “Olhamos para o primeiro dos Apóstolos com gratidão e reverência por atravessar o Mediterrâneo e chegar a Roma, na cidade que o poeta Tibulo chamou de ‘eterna’, e testemunhar seu amor por Jesus”, refletiu.

“Pedro”, continuou o Presidente da Fábrica de São Pedro, “seguiu o Mestre, tornando-se como Ele em todos os sentidos”. Essa herança “é perfeitamente duplicada pela Tradição Apostólica até hoje”, acrescentou.

“À luz da fé de Pedro, queremos iluminar o rosto da ‘nossa’ Igreja e compreender melhor o Caminho que o Magistério indica a todos os povos neste Terceiro Milênio”, do Concílio Vaticano II ao Papa Francisco.

Quatro encontros

O primeiro encontro será apresentado pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, na terça-feira, 25 de outubro, às 18h30 (hora de Roma), na Basílica.

Para o encontro intitulado “A vida de São Pedro. A seguir, as lágrimas e o martírio”, o Cardeal Ravasi proporá uma reflexão e alguns comentários sobre algumas das passagens evangélicas mais significativas sobre o Apóstolo e sua vocação.

As leituras escolhidas serão interpretadas por Alba Rohrwacher, atriz conhecida e aclamada internacionalmente.

As leituras incluem Mateus 4:18-22 e Mateus 16:13-19 que tratam da primazia de Pedro, bem como Mateus 26:69-75 sobre a negação, e João 21:1-19 acerca da aparição de Jesus na costa do mar da Galileia.

O evento será enriquecido também pela introdução e conclusões do Cardeal Gambetti e por um quarteto de cordas que interpretarão “Ave Verum Corpus”, de Mozart, “Cantate Domino”, de Handel, e “Adagio”, do Concerto em Dó menor para Oboé e cordas de Marcello.

Na terça-feira, 22 de novembro, um teólogo católico, um protestante e um ortodoxo debaterão juntos o tema do Primado de Pedro, em um evento intitulado “Sobre esta pedra construirei minha Igreja”.

O terceiro encontro, denominado “Contabilizar a Esperança que há em nós”, está agendado para terça-feira, 17 de janeiro de 2023, e dedicado a uma análise aprofundada da figura do santo na história e na cultura.

O Cardeal Ravasi comentará as duas Cartas de Pedro e algumas passagens da Carta de Plínio, uma das fontes mais antigas que descrevem a vida dos primeiros cristãos.

O professor Giuliano Amato, presidente da Fundação Pátio dos Gentios, encerrará o encontro com uma reflexão sobre a relação entre fé e sociedade.

Finalmente, o último evento Lectio Petri, “Quo vadis”, está agendado para 7 de março. Com a participação de personalidades de destaque do mundo da cultura, analisará a figura de Pedro nas artes, na literatura e na música.

O Pátio dos Gentios é uma estrutura do Dicastério para a Cultura e a Educação, fundado pelo Cardeal Gianfranco Ravasi para promover o diálogo entre crentes e não crentes. Por meio de eventos, encontros, debates, pesquisas e oportunidades de partilha, o Pátio dos Gentios se consolidou como ponto de encontro de figuras de destaque das culturas secular e católica, sobre questões e desafios que afetam a sociedade contemporânea — tais como ética, legalidade, ciência, fé, esporte, arte, juventude e novas tecnologias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo